Restauração
A restauração dental é a área da odontologia que engloba o tratamento de cáries ou traumas e fraturas, fazendo com que o dente afetado volte à sua forma e função normais.
Primeiramente, o dentista remove toda a zona deteriorada com um equipamento próprio, limpa a área atingida e então preenche a cavidade com material de restauração (fechando os espaços onde as bactérias podem se infiltrar). Essa ação evita o surgimento de novas cáries no mesmo local, acaba com as possíveis dores de dente e previne uma deterioração posterior.
As restaurações também podem ser feitas para preenchimentos de espaços e correções de forma e cor do dente do paciente.
Os materiais utilizados para as restaurações são: resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).
Sobre o tratamento:
Não existe um material ideal para todas as pessoas. Cada caso será determinado pela extensão do reparo, possíveis alergias, o dente que precisa ser restaurado e o custo.
Confira algumas considerações a respeito de cada um desses materiais:
Restaurações de amálgama são resistentes e relativamente baratas. Entretanto, devido à sua cor escura (prata), são mais aparentes e não são utilizadas em áreas muito visíveis, como nos dentes anteriores.
Resinas compostas (plástico) combinam com a cor dos dentes e são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural.
Caso a cárie ou fratura tenha danificado grande parte do dente, é recomendado fazer uma cora ou algum outro tipo de recobrimento.
Se a cárie já atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas diferentes: através do tratamento de canal (no qual o nervo danificado é removido) ou capeamento pulpar (recobrimento da polpa para tentar manter o nervo vivo).

Prótestes
Próteses Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes …