Ortodontia

O tratamento ortodôntico pode ser realizado com diferentes tipos de aparelhos. Cada um apresenta características diferentes, que podem influenciar em como deverão ser feitas as manutenções e no tempo de tratamento.


Aparelho fixo convencional
É o mais famoso dos aparelhos, são coladas pequenas peças metálicas individuais, chamadas braquetes, na superfície dos dentes. Utilizadas junto com um fio de aço e “borrachinhas”, que transmitem pequenas forças direcionadas aos dentes, fazendo com que se movam e tenham sua posição corrigida.


Aparelho fixo estético
Essa é uma versão mais discreta do aparelho fixo convencional. Funciona de maneira semelhante, porém os braquetes são feitos de policarbonato, porcelana ou safira, que possuem uma coloração mais próxima dos dentes.
Apesar disso, não dispensa o uso do fio metálico ligando as pequenas peças individuais.


Aparelho fixo auto ligado
Utiliza arcos produzidos com ligas metálicas diferentes das convencionais e dispensa o uso das “borrachinhas”, gerando menos desconforto ao paciente. Tornando menor o tempo necessário para o tratamento e a quantidade de consultas para manutenção.
Além disso, podem ser metálicos e estéticos.


Aparelho móvel
O aparelho móvel ou removível, é muito utilizado em crianças de 6 a 12 anos com o objetivo de direcionar o desenvolvimento dos ossos maxilares e o posicionamento dos dentes nas arcadas.


É feito com uma placa de resina acrílica, transparente ou colorida, e alguns fios de aço que se posicionam e encaixam sobre os dentes
Também é utilizado como contenção dentária após o uso de aparelho fixo.


Alinhadores invisíveis
É um dos mais recentes avanços da Ortodontia, pois não utiliza braquetes e fios metálicos. São totalmente transparentes e possuem qualidade estética superior aos demais modelos.


O planejamento de cada caso é feito digitalmente, a partir de uma completa documentação das arcadas dentárias, do sorriso e do rosto do paciente. Dessa forma, os alinhadores são feitos sob medida.


São indicados para casos com diferentes níveis de complexidade e problemas de mal posicionamento dos dentes. Além disso, garantem a facilidade para higienização durante o tratamento, o menor número de manutenções e tempo de tratamento.

Bichectomia

Bichectomia É uma técnica utilizada nos EUA há mais de …

Saiba mais

Prótestes

Próteses Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes …

Saiba mais

Implante

Implante Um implante dentário é uma estrutura feita de titânio …

Saiba mais