Endodontia

A endodontia é o ramo da odontologia que trata das lesões e doenças da polpa e da raiz do dente.


Popularmente, também é chamada de tratamento de canal, que consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou morto.


Sobre o tratamento:
O tratamento de canal se divide, basicamente, em 3 partes:
Primeira etapa: a abertura (desgaste feito no dente para ter acesso ao canal);

Segunda etapa: o preparo (na qual o tecido inflamado ou necrosado é removido, junto com as bactérias que podem estar presentes) e
Terceira etapa: a obturação (quando é realizado o preenchimento e o selamento do canal para evitar que uma nova infecção possa acontecer).


Geralmente, a dor diminui ou até some logo após a realização da primeira etapa. Contudo, se o tratamento não for completado, a dor irá retornar e o processo inflamatório ou infeccioso aumentará.


Caso a estrutura da coroa dentária esteja pouco comprometida, é necessário realizar uma restauração para finalizar o tratamento.


Quando há maior perda de estrutura é indicada uma prótese dentária fixa. Composta por um pino, que é cimentado dentro do canal para dar retenção à prótese, e por uma coroa protética, confeccionada em laboratório com o uso de cerâmica na coloração do dente. 

Bichectomia

Bichectomia É uma técnica utilizada nos EUA há mais de …

Saiba mais

Prótestes

Próteses Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes …

Saiba mais

Implante

Implante Um implante dentário é uma estrutura feita de titânio …

Saiba mais