Dente sensível: como acabar com esse desconforto

O sintoma do dente sensível está presente em pequenos momentos do nosso dia a dia, por exemplo na hora de tomar um cafezinho após o almoço, comer um doce ou até mesmo um sorvete.

 

É só ingerir algum desses alimentos ou bebidas que as “agulhadas” começam a incomodar e as dores tiram todo o prazer desse momento.

 

Pensando em te ajudar a acabar de vez com esse desconforto, a Odonto Minas vai compartilhar no conteúdo de hoje dicas, informações e muito mais.

 

 

Dente sensível: acabe de vez com ele 

O primeiro passo para acabar de vez com o desconforto causado pelo dente sensível é encontrar a origem deste problema. Nesse momento, a ajuda de um dentista especialista se torna indispensável.

 

Utilizar uma pasta dental sem a indicação de um profissional para amenizar os sintomas não é indicado. É importante ressaltar que o produto não vai solucionar o problema de imediato e nem amenizar a dor.

 

Assim que você tiver aquela sensação de choque ao consumir um doce, uma bebida quente ou gelada, ligue para o seu dentista de confiança. Não espere que os sintomas fiquem piores para tentar resolver a situação.

 

 

O que causa a sensibilidade?  

Na maioria dos casos, a sensibilidade dentária pode ser causada por alguns tipos de alimentos. Para evitar que o desconforto apareça é importante não consumir com frequência. Confira a seguir quais são eles:

 

 

Gelado 

Os alimentos e bebidas geladas são, sem sombra de dúvidas, os principais causadores da sensibilidade dos dentes. Principalmente, se acompanhados por ácidos, como é o caso do refrigerante e até mesmo da limonada.

 

 

Quente 

Nesse caso, existem várias bebidas que vão influenciar o aparecimento das pontadas, como o cafezinho, que citamos no início do texto, ou até mesmo um chá bem quente.

Muitos alimentos também vão contribuir para que esse desconforto apareça. Dependendo do grau de sensibilidade é comum acontecer a manifestação desse incômodo até na hora de comer algo morno.

 

 

Doce

Itens lotados de açúcar são vilões para quem tem dente sensível. Pois o açúcar é capaz de deslocar o fluido na região da raiz exposta, causando assim a sensação dolorosa. 

Uma dica super importante é esperar cerca de 20 a 30 minutos para escovar os dentes após consumir qualquer um desses produtos. 

 

 

Mas de onde vem a sensibilidade? 

Ao sentirmos uma dor no dente, nossa primeira reação é relacionar esse sintomas com a cárie. Mas não é bem por aí, a sensibilidade também causa um grande incômodo.              

                                                                  

Ela está diretamente relacionada a um sinal de falha no sistema de proteção dos dentes. Em outras palavras, a sua causa está ligada com o desgaste do esmalte ou a retração da gengiva. 

 

Essas duas situações causam uma exposição na parte interna da estrutura dos dentes, que por sua vez, é formado pela dentina e seus túbulos dentinários. 

 

A dentina e os túbulos são super sensíveis a estímulos como: calor, frio e entre outros. E quando eles sofrem alguma “provocação”, os fluidos são movimentados e acabam causando as tão indesejadas pontadas nos dentes.

 

Por esse motivo, é muito importante evitar ingerir alimentos ou bebidas que tenham essas características, citadas no decorrer do texto.

 

 

Como descobrir a causa principal? 

Para você descobrir qual é a principal causa da sensibilidade nos dentes é indispensável realizar alguns testes com seu dentista. 

 

Somente ele será capaz de dar um diagnóstico com precisão e observar se há alguma exposição da dentina e qual o real motivo da sensibilidade.

 

Após todo esse processo, o especialista vai te indicar qual o tratamento correto para acabar com o desconforto do dente sensível.

 

 

De que modo podemos tratar? 

Como citado logo acima, é com ajuda odontológica que o tratamento deve ser realizado. Confira agora algumas opções:

 

 

Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas

Essa aplicação de verniz de flúor é muito benéfica, pois além de contribuir para mineralizar o esmalte, ele protege a dentina de novas agressões. Nesse procedimento seu dentista vai indicar qual a quantidade e exposição ideal. 

 

 

Aplicação de espuma ou gel de flúor 

Esse outro método deve ser realizado por um especialista experiente. Na parte mais sensível do dente, o flúor é aplicado.

É uma aplicação bem rápida, e o processo dura em torno de 3 a 5 minutos. 

 

 

Aplicação de laser 

A laserterapia é um procedimento recente que possibilita bons resultados para tratar o dente sensível. 

 

Trata-se da aplicação de um laser de baixa frequência, que impede que o calor gerado possa danificar a estrutura dentária.

 

É uma alternativa segura que só pode ser feita por um profissional experiente, que proporcione uma estrutura adequada.

 

 

Como prevenir? 

Para prevenir a sensibilidade dos dentes é recomendado que você tenha alguns cuidados com sua saúde bucal. Confira eles a seguir:

 

 

Escolha a escova adequada 

É ideal para sua saúde bucal, que sua escova dental seja adequada ao tamanho da sua boca e contenha cerdas macias. Dessa forma, ela não vai causar danos e machucar seus dentes e gengiva. 

Confira nosso conteúdo mais detalhado sobre esse tema, clicando neste link.

 

 

Evite o consumo de alimentos ácidos 

No decorrer do texto, você aprendeu que deve evitar ingerir alimentos ácidos, pois eles podem contribuir para o surgimento ou agravamento da sensibilidade dentária. 

Moderar o consumo vai te proporcionar mais benefícios e você vai sentir uma grande diferença.

 

 

Busque a ajuda de um dentista 

Assim que você sentir um desconforto, agende uma consulta com seu dentista, pois só ele será capaz de analisar e descobrir a principal causa da sua dor.

Dente sensível requer uma atenção e um cuidado específico e somente um especialista vai te indicar o melhor procedimento para amenizar e resolver os sintomas. 

 

 

Agende uma consulta 

Após realizar a leitura deste conteúdo, você aprendeu sobre dente sensível, quais os sintomas, de onde vem e os principais procedimentos para resolver e acabar com a sensibilidade.

 

É muito importante que você mantenha o acompanhamento periódico com o seu dentista de confiança e siga corretamente as suas indicações.

 

Complementar os cuidados em casa, com uma ótima higiene bucal é também uma forma de evitar que mais problemas e doenças se manifestem na sua boca. Confira nosso conteúdo sobre esse tema.

 

Se você procura uma clínica que seja completa, com profissionais especializados e com toda a estrutura necessária para melhor atendê-lo, entre em contato com a Odonto Minas mais perto de você através do WhatsApp.

 

Esperamos que tenha apreciado a leitura e nos vemos no próximo post.