Tratar a gengiva inflamada é um cuidado bastante necessário para acabar com os desconfortos causados por ela, como: sangramento e inchaço.
Para realizar esse cuidado você vai precisar da ajuda de um dentista especialista e após todo o processo, a prevenção deve continuar em casa com os produtos corretos para evitar que isso volte a acontecer.
No conteúdo de hoje, nós da Odonto Minas vamos te explicar como o tratamento para a inflamação da gengiva é realizado, dar dicas e mostrar qual a maneira ideal de realizar a higiene bucal.
Desejamos uma ótima leitura!
Como tratar a gengiva inflamada?
Para tratar a gengiva inflamada é necessário realizar uma consulta com um dentista profissional especializado. Após uma avaliação, ele vai te indicar o melhor procedimento para acabar com esse desconforto.
Na maioria das vezes, a gengiva inflamada é sinal de gengivite e se não tratada, os malefícios são diversos.
O principal objetivo na hora de combater ou reduzir a inflamação é acabar de vez com o inchaço, a vermelhidão, sangramento e o desconforto que ela causa na nossa boca.
A limpeza dos dentes, normalmente, é o primeiro passo que os dentistas realizam. Ela é feita através da raspagem dos tártaros e nos casos mais graves, os medicamentos antibióticos são indicados para reforçar o cuidado tão importante.
É muito comum ocorrer esse tipo de inflamação durante uma gravidez, lembre-se de entrar em contato com seu médico para que ele trabalhe em conjunto com o dentista para evitar que o bebê seja prejudicado.
Mas o que é gengivite?
A gengivite é o resultado do acúmulo de placa bacteriana, que por sua vez causa inflamação nos tecidos da boca. Essa membrana é formada pelos restos de alimentos que não são removidos durante a higienização dental.
Por esse motivo, é muito importante realizar a higiene bucal adequada todos os dias, principalmente se você utiliza aparelhos fixos ou se sua prótese foi mal colocada.
Cerca de 50% dos adultos apresentam esse tipo de doença bucal, e além de causar a vermelhidão na gengiva, ela atinge os tecidos de suporte, como: os ossos e o ligamento periodontal.
Em casos muito mais graves, se o paciente não procurar acabar com esses problemas, a situação vai piorar e a gengivite pode evoluir e se tornar ulcerativa.
Como evitar?
Para evitar ter que tratar a gengiva inflamada, certifique-se de realizar corretamente a sua limpeza e higiene bucal. Esse cuidado deve ser realizado pelo menos duas vezes ao dia e após as refeições.
Na nossa boca existe uma variedade de bactérias que podem causar sérios problemas e se multiplicar. Elas criam resíduos que se transformam em uma substância transparente, conhecida como placa bacteriana.
Se a limpeza dessa placa não for realizada regularmente vai se transformar em tártaro e somente o dentista vai poder resolver esse problema.
Quando o acúmulo de tártaro permanecer na sua boca, a situação pode se agravar e causar inflamação na gengiva e entre outros danos.
A escovação e o uso do fio dental vão te ajudar na hora de manter a saúde dos dentes e auxiliar na prevenção da periodontite. O fio, diferente da escova, consegue alcançar alguns lugares com mais precisão. Porém durante a escovação, a gengiva é massageada, assim o fluxo sanguíneo é garantido e traz mais saúde para o tecido vital.
Como realizar uma escovação correta?
Como citado no texto, a escovação te ajuda a prevenir e também a tratar a gengiva inflamada.
Os produtos necessários para escovar os dentes da maneira correta são apenas quatro, sendo eles: escova, creme dental, fio dental e um enxaguante bucal para finalizar o processo.
Confira como aproveitar e utilizar corretamente esses itens:
- Escova de dentes: para cumprir corretamente a sua função, que é limpar os restos de alimentos encontrados nos dentes, ela deve conter cerdas macias para não prejudicar as gengivas e a nossa boca;
- Creme dental: toda vez que você for utilizar um creme dental, opte por um que contenha flúor, para fortalecer os esmaltes dos dentes;
- Fio dental: ele vai potencializar a limpeza dos dentes e para ter uma gengiva saudável, o seu uso é indispensável;
- Enxaguante bucal: tem o papel de finalizar a limpeza da boca após todo o processo. Procure por um que tenha flúor na sua composição para prevenir a cárie e refrescar o hálito.
Gengiva inflamada pode ser outras causas
Uma gengiva inflamada pode estar associada a fatores endócrinos. Um exemplo é durante a gravidez, como foi citado anteriormente no texto, que ela fica bastante irritada e isso se dá graças aos níveis de hormônios endógenos altos.
A falta de vitamina C e má alimentação podem ocasionar inchaço, sangramento e alteração do tecido gengival.
Condições sistêmicas, como o diabetes mellitus e leucemia ou uso de certos medicamentos fazem parte desse grupo de fatores que podem causar a inflamação da gengiva.
Lembre-se de consultar um dentista, caso você esteja com algum tipo de incômodo na boca.
Conheça a nossa clínica
Se você está procurando profissionais especializados e uma clínica que vai te atender com bastante eficiência, entre em contato com a Odonto Minas pelo WhatsApp e agende a sua consulta.
Teremos o maior prazer em atendê-lo e para acompanhar o nosso trabalho é só seguir as nossas redes sociais Instagram e Facebook.
Esperamos que tenha realizado uma ótima leitura e nos vemos no próximo post.