Placa dentária: acabe já com elas

A placa dentária é uma membrana transparente ou amarelada que reveste os dentes. Caso a higiene bucal não esteja sendo realizada da maneira recomendada essa película fica repleta de bactérias.

 

 

Procurar um profissional especializado para realizar os cuidados necessários é a melhor escolha na hora de solucionar e acabar de vez com esse desconforto. Lembre-se sempre de procurar um dentista de confiança.

 

Para saber os principais sintomas, qual o tratamento ideal, entre outros detalhes é só continuar a leitura.

 

 

Placa dentária: o que é? 

 

A placa dentária está sempre presente na nossa boca, isso ocorre, pois, as bactérias se aproveitam dos nutrientes encontrados nos restos de alimentos que ingerimos e também na nossa saliva.

 

Após as refeições, a placa produz um ácido que por sua vez causa a cárie e, consequentemente, uma membrana invisível. 

 

Sofrendo ataques repetidos, os esmaltes dos dentes vão se desfazendo e abrindo caminho para a formação da cárie, se uma limpeza não for realizada a placa bacteriana é formada.

 

 

O que causa a placa dentária? 

 

Normalmente, na margem da gengiva é onde as bactérias começam a se formar, pois é nesse local que ocorre o acúmulo de restos de alimentos, possibilitando assim a criação de uma película bacteriana.

 

Não sendo retirada da maneira correta com a ajuda de um profissional, essa película pode se transformar em uma cárie e na maioria dos casos pode deixar a gengiva irritada, causando gengivite, periodontite e em situações mais sérias, a perda dos dentes.  

 

Alguns alimentos podem auxiliar na reprodução dessas bactérias, como é o caso do açúcar. Logo que as bactérias se misturam com alimentos mais doces, elas produzem um ácido que causa a placa dentária, tudo isso ocorre, pois, elas precisam desse tipo de alimento para se desenvolver e multiplicar.

 

Fique atento também aos alimentos ricos em carboidratos simples.

 

 

Por que você deve se preocupar?

 

Quando a placa dentária se acumula nos dentes, ela provoca mau hálito, desgastes nos esmaltes, mudança na coloração dos dentes e entre outros malefícios que não param por aqui.

 

Se você não realizar diariamente uma limpeza bucal e dental correta é bem possível que as placas endureçam com o tempo e, consequentemente, causem doenças, como: tártaro, algum tipo de abscesso e infecção, em casos mais graves. 

 

Além de ser esteticamente desagradável, a sua saúde bucal pode ser muito prejudicada. E quanto mais tempo você conviver com as placas, a dificuldade para removê-las é muito maior, mesmo que você realize uma ótima escovação e utilize o fio dental.

 

Para a remoção ser completa e eficaz você vai precisar da ajuda de um profissional especialista.

 

 

Como é realizado o tratamento?

 

A formação da placa dentária é algo natural no nosso organismo e por esse motivo você não consegue impedir a sua formação. Porém, é possível removê-la, se estiver no início, através de cuidados diários bucais e assim vai conseguir evitar as diversas doenças citadas no decorrer do texto.

 

Escovar os dentes, no mínimo duas vezes ao dia, utilizando um creme dental com flúor, que tem como função fortalecer os dentes e evitar a formação de cárie. Passar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia, para realizar uma limpeza completa e reduzir o acúmulo de placa, evitando que ela se transforme em tártaro e corra o risco de fugir do seu controle e impedindo também o aumento das bactérias naturais da boca.

 

Como você já sabe, evitar alimentos ricos em açúcar vai ajudar na prevenção e no controle das bactérias. Uma outra dica é lavar a boca com água após cada refeição, dessa forma a quantidade de saliva na boca aumenta e, consequentemente, minimiza a placa bacteriana a longo prazo. 

 

Mascar chiclete sem açúcar, durante 20 minutos, após alguma refeição vai prevenir a cárie e sua cavitação, mas a substituição da escovação não deve ocorrer. Esse método eficaz foi comprovado pela Associação Americana de Odontologia (ADA).

 

 

Como realizar o cuidado bucal em casa? 

 

Para impedir a formação das indesejadas placas dentárias é essencial que você mantenha os cuidados com sua saúde bucal em dia. Confira como realizá-los: 

 

  • A escovação é algo essencial, lembre-se de escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia e após as refeições. Não se esqueça que a última deve ocorrer antes de dormir.
  • Passar o fio dental antes de dormir é um cuidado fundamental e, como citado no texto, vai ajudar na hora de realizar a limpeza completa dos dentes e da boca. 
  • Usar o enxaguante bucal sem álcool vai eliminar as bactérias e também prevenir o ardor desconfortável na boca. 
  • Após ingerir alimentos ricos em açúcar e carboidratos, realizar a escovação dos dentes. Se possível evitar ingerir esse tipo de alimento.

 

A última dica, mas não menos importante é frequentar pelo menos uma vez ao ano o seu dentista, pois na consulta ele vai realizar uma avaliação e te auxiliar nos cuidados com sua saúde bucal, oferecendo todos os suportes necessários para você e seus dentes.

 

 

Conte com a ajuda de um profissional 

 

Se a formação de placa dentária ou outros desconfortos bucais é algo que está te preocupando, realizar uma avaliação com um dentista e especialista pode trazer vários benefícios, além de te tranquilizar.

 

O profissional pode realizar uma pequena raspagem no tártaro e verificar se há sinais de cárie ou doenças periodontais, com a ajuda dele você vai deixar sua boca saudável, ter sua autoestima e segurança novamente. 

 

Mas lembre-se de continuar os cuidados e a higienização em casa, com o uso dos produtos certos e assim minimizar os danos causados pela placa. 

 

 

Conheça a Odonto Minas 

 

Se você ainda não tem um dentista de confiança, que te passa toda a segurança necessária e está à procura de uma clínica que possua os melhores equipamentos, profissionais especializados e competentes: venha conhecer a Odonto Minas.

 

Entre em contato com a gente através do WhatsApp e agende uma consulta. Teremos o prazer em atendê-lo e ajudar a cuidar da sua saúde bucal.

 

Para conhecer melhor nosso trabalho, nos siga nas redes sociais Instagram e Facebook.

 

Esperamos que tenha realizado uma excelente leitura e que todas as suas dúvidas sobre a placa dentária estejam esclarecidas. 

 

Nos vemos no próximo post!