Aparelho dentário transparente: quais as vantagens?

O aparelho dentário transparente tem sido muito procurado pelas pessoas, por diversos motivos, mas o principal é manter a estética discreta durante o procedimento de corrigir os dentes e torná-los mais harmônicos.

 

Possuir um sorriso mais bonito e alinhado faz toda a diferença na autoestima de qualquer pessoa. Graças a esse modelo de aparelho, isso se torna possível, de uma forma bem prática e simples.

 

Para saber mais detalhes, é só continuar a leitura!

 

Aparelho transparente: características 

 

O aparelho transparente é um modelo moderno, possui placas rígidas removíveis feitas com um material transparente, que proporciona tração dos dentes até atingirem a posição correta e ficarem bem alinhados.

 

Eles também são conhecidos, como: aparelhos invisíveis ou alinhadores transparentes. Mas sua principal característica é que não são fixos.

 

Como o aparelho funciona? 

Esse aparelho é capaz de atuar em diversos tipos de problemas dentários, confira a seguir:

  • Desalinhamento entre as arcadas (superior e inferior), conhecido como má oclusão;
  • Dentes encavalados;
  • Dentes tortos e
  • Excesso de espaço entre os dentes.

Sua principal função, como dito anteriormente no texto, é auxiliar na correção da arcada dentária dos pacientes. Consulte o seu dentista de confiança para começar a realizar qualquer tratamento. 

 

Vantagens de utilizar esse aparelho 

 

Hoje em dia, nos consultórios odontológicos, esse aparelho dental é muito requisitado pelos pacientes. Toda essa procura está ligada às vantagens que ele apresenta, confira cada uma delas a seguir:

 

  • Dores menores: o tratamento com aparelho dentário transparente não causa tantas dores durante o processo, pois não necessita dos fios na hora de alinhar os dentes, igual os aparelhos fixos.
  • Mais fácil de higienizar: antes de iniciar qualquer alimentação, as placas devem ser removidas e escovadas da maneira correta. Graças a isso, a possibilidade de ter resto de comida no aparelho é impossível.
  • Menos visitas ao dentista: esse procedimento é planejado pelo dentista do início ao fim na primeira consulta. Várias placas são utilizadas durante esse processo e o profissional agenda uma visita para apenas realizar a higienização e aplicar o flúor.
  • Mais discreto: como o próprio nome já diz, por ser transparente esse aparelho é mais discreto e esse motivo chama bastante a atenção dos pacientes.
  • Menos tempo de uso: o tratamento com esse aparelho tem uma duração muito menor se comparado aos outros.

 

Desvantagens do aparelho 

 

Embora o aparelho dentário transparente tenha uma grande procura nos consultórios odontológicos, esse modelo não atende todos os casos, além de ter um alto investimento. 

 

Confira os detalhes dessas duas principais desvantagens:

 

  • Não é para qualquer caso: se os dentes do paciente estiverem muito tortos ou desalinhados, como ocorre na maioria dos casos, esse aparelho não consegue resolver o problema. Por ser uma placa fixa, ela não consegue alcançar toda a arcada e corrigir o que precisa. Somente um dentista pode avaliar e dizer qual a melhor opção.
  • Custo alto: para realizar o procedimento com o aparelho transparente, o custo é alto, porque o investimento deve ser realizado em curto prazo. Se comparado com os gastos de manutenção dos outros modelos, o custo não é tão diferente. O que realmente muda é o tempo do investimento. 

 

Como funciona o tratamento? 

 

Como em todos os casos, para começar a realizar o tratamento é indispensável seguir uma rotina de adaptação. Diferente dos aparelhos fixos, no processo de manutenção, as idas mensais ao dentista não são necessárias. 

 

O primeiro passo para iniciar o tratamento é a realização de um escaneamento em 3D, pelo dentista, de toda a cavidade bucal do paciente para a montagem de um modelo digital. 

 

Com o auxílio de um software, o caso do paciente é analisado e planejado por completo, determinando a quantidade necessária de tempo e placas do início ao fim do tratamento.

 

O segundo passo é a elaboração das placas, conforme você necessita para realinhar os dentes. Cada uma delas tem um formato único e específico, pois é assim que os dentes mudam de posição gradualmente. Em média, elas devem ser trocadas a cada 15 dias pelo próprio paciente, até a finalização do tratamento.

 

Como realizar a limpeza do aparelho dentário transparente

 

Realizar a limpeza do aparelho dentário transparente vai prevenir o aparecimento de problemas dentais e evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Para fazer uma ótima higienização existem duas formas, confira cada uma delas a seguir:

 

  • Escovação: é necessário retirar o aparelho para iniciar a limpeza, em seguida comece a escovação do aparelho e lave com água corrente, antes de colocá-lo novamente. De forma alguma, utilize pasta de dente, pois ele pode danificar o material e criar microporos onde as bactérias se instalam.
  • Aparelho ultrassônico: a cuba ultrassônica deve ser enchida com água limpa e as ondas emitidas através do líquido farão a remoção de todos os resíduos dos aparelhos.

Lembre-se de que o aparelho transparente é feito de plástico e por esse motivo não deve, de forma alguma, utilizar água quente para realizar a limpeza. O calor pode amolecer e distorcer o aparelho. Água em temperatura ambiente, nesse caso, é a melhor opção.

A limpeza dele deve ser feita 1 vez ao dia, pois esse tipo de aparelho não deve ser utilizado durante as refeições. Se por algum motivo de distração, comer ou beber algo com o aparelho, limpe-o imediatamente.

 

Gostou do conteúdo? 

 

Se você tem os dentes desalinhados, sabe o desconforto que isso pode causar, além da estética, eles auxiliam na melhora da mordida. Por esse e outros motivos é muito importante cuidar da sua saúde bucal, em diversos casos, esse cuidado se inicia com o auxílio de um aparelho odontológico.

 

E como citado no texto, para eliminar os transtornos causados pelos aparelhos fixos, optar pelo transparente é uma ótima solução.

 

Neste conteúdo, você conferiu tudo sobre o aparelho dentário transparente, por exemplo: suas características, seu funcionamento, suas vantagens, desvantagens, como ele consegue alinhar os dentes e entre outras curiosidades. 

 

Se por acaso, você tiver interesse em colocar esse modelo de aparelho, entre em contato com seu dentista de confiança ou encontre a Odontominas mais próxima de você. Para facilitar, entre em contato com a gente pelo WhatsApp, que teremos o maior prazer em atendê-lo.

 

Esperamos que tenha gostado da leitura e te esperamos no próximo post.