Remover o aparelho em casa: saiba os riscos

Após anos de tratamento, remover o aparelho é o sonho de muitas pessoas. É muito importante contar com a ajuda de um profissional especializado para realizar a retirada corretamente.

No post de hoje, vamos te apresentar mais detalhes sobre esse assunto e explicar os malefícios de tentar retirar sozinho ou em casa o aparelho dental.

Para se aprofundar no assunto, é só continuar a leitura.

Remover o aparelho em casa: saiba os riscos

Ao longo do tratamento, muitas pessoas se cansam de esperar e decidem remover o aparelho em casa.

Essa atitude acarreta diversos malefícios para os dentes e além de causar danos, o seu tratamento terá sido em vão e seu desejo de ter um sorriso bonito se tornará um pesadelo.

Remover o aparelho não é algo tão simples assim. Exige muita paciência e precisão na técnica do dentista, alguns instrumentos são específicos na hora de realizar todo esse processo da retirada da resina que une os braquetes metálicos à arcada dentária. Além de correr o risco de riscar os dentes ou até mesmo perfurá-los.

Quando a resina não é removida da forma correta, os contratempos começam a surgir.

Problemas associados ao remover o aparelho sozinho

Acabamos de falar que muitos problemas podem acontecer na hora de tirar o aparelho sozinho, confira abaixo alguns deles:

• Cárie dentária;
  • Formação de pequenas crateras;
  • Manchas permanentes;
  • Riscos na superfície do esmalte e
  • Úlcera nas partes internas dos lábios (mucosas).

Na internet ,se você pesquisar vai encontrar vídeos que “ensinam” a realizar esse procedimento de formas inusitadas. Mas eles não alertam todas essas desvantagens. Além das citadas acima, temos os riscos de lesões na língua, lábios e gengiva.

As diversas tentativas de remover o aparelho realizadas pelo próprio paciente, resultam em excesso grosseiro de resina, que podem trazer diversos e graves problemas e os dentes ficam amarelados.

Isso ocorre, pois todos os corantes e pigmentos que ingerimos através da alimentação, podem ficar colados ali. Os restos de comida, também facilitam o acúmulo de placa bacteriana e acarretam doenças como cáries, tártaro e entre outros.

Remover o aparelho em casa não gera economia

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, remover o aparelho sozinho e em casa não gera benefício algum. Muito pelo contrário, para reparar os danos, o custo é ainda maior.

Considerar ter um plano odontológico nesse momento é uma super solução, pois você terá todo o suporte antes, durante e após esse processo, além de atender todas as suas necessidades. Consulte o seu dentista de confiança ou um profissional especializado e encontre o melhor para você.

Como é realizada a retirada do aparelho no consultório?

Mesmo o aparelho sendo removido pelo dentista, o procedimento exige bastante cuidado e atenção.

A retirada completa da resina é uma das partes mais importantes desse processo. O uso de materiais corretos para a remoção se torna indispensável, além de auxiliar na hora de polir os dentes e deixá-los com a superfície lisa e brilhante.

Confira a sequência realizada pelo profissional na hora de remover o aparelho sem prejudicar os dentes:

• Remoção dos braquetes metálicos;
  • Remoção da resina (material que une os braquetes ao dente);
  • Polimento da superfície dos dentes;
  • Tratamento gengival e
  • Clareamento dental.

Realizar o clareamento dental é necessário

Após remover o aparelho, realizar o clareamento dental é necessário, pois durante o uso possíveis manchas surgem nos dentes e apenas esse procedimento consegue retirá-las.

Para realizar o clareamento e obter o resultado desejado, as superfícies dentárias devem estar polidas e limpas corretamente. Por esse motivo, é muito importante não ter nenhum resto de resina nos dentes antes de realizar esse processo.

O clareamento dental pode ser realizado em casa ou no consultório. Consulte o seu dentista de confiança e veja qual a melhor escolha para o seu sorriso.

Com toda certeza, o resultado final de todo esse processo satisfaz o paciente e traz melhoras quando o assunto é autoestima.

Capriche na higiene bucal

Independente do uso do aparelho, a higiene deve ser realizada com bastante eficiência e da forma correta. Confira nosso post sobre a melhor forma de cuidar da sua saúde bucal, através deste link.

Procure utilizar a escova correta, não usá-la de forma agressiva e com os produtos necessários.

Os cuidados com a higiene bucal vão além da escovação, como o uso do fio dental e enxaguante bucal.

Esse processo deve ser realizado meia hora após qualquer refeição, incluindo o café da manhã e antes de dormir.

Gostou do conteúdo?

Agora que você entendeu sobre os riscos de retirar o aparelho em casa, não irá realizar esse procedimento sem o auxílio de um dentista, profissional especializado.

Cuidar dos dentes da melhor maneira, sempre traz benefícios para qualquer pessoa.

Entre em contato com a Odontominas através do WhatsApp e encontre mais próxima. Teremos o prazer em agendar uma consulta e te auxiliar da forma correta e necessária durante qualquer procedimento.

Agradecemos a leitura e nos vemos nos próximos post.