Tratamento para dentes sensíveis

O tratamento para dentes sensíveis é muito procurado hoje em dia por diversas pessoas. Por incrível que pareça, o incômodo causado pela sensibilidade afeta as refeições diárias e esse momento tão prazeroso se torna péssimo.

 

 

No post de hoje, vamos te apresentar quais os tipos de tratamentos para acabar de vez com a sensibilidade e poder aproveitar as refeições doces, salgadas e geladas sem stress e desconforto. 

 

Desejamos uma ótima leitura.

 

Quais os tratamentos para dentes sensíveis? 

Antes de começar qualquer tratamento para dentes sensíveis é muito importante você procurar um profissional de confiança que irá realizar um diagnóstico e com isso descobrir a principal causa do problema.

 

Hoje em dia os tratamentos necessitam de cuidados que envolvem a utilização de produtos e técnicas feitas em consultórios, tudo vai depender da origem da sensibilidade.

 

Porém os procedimentos mais utilizados são: aplicação tópica de verniz de flúor, espuma ou gel, agente e de laser. Conheça detalhes sobre eles:

 

Aplicação de verniz de flúor 

 

Para ajudar a mineralização do esmalte e a dentina, é feita a aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas.

 

Aplicação de espuma ou gel de flúor 

 

A aplicação de espuma ou gel consiste na utilização de moldes bucais, utilizados de 3 a 5 minutos, a grande concentração de flúor auxilia nas áreas mais sensíveis, diminuindo a sensibilidade.

 

Aplicação de agente fixador 

 

Aplicação de agente (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina e ajudar nos estímulos que causam a sensibilidade.

 

Aplicação de laser 

 

A aplicação de laser terapêutico é um dos tratamentos para dentes sensíveis mais utilizados.

 

Após esses tratamentos os dentistas recomendam que os cuidados continuem em casa, para isso o paciente deve utilizar uma escova dental com cerdas macias, realizar a escovação correta, usar creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente.

Lembre-se de consultar o seu dentista de confiança para realizar qualquer tipo de cuidado ou tratamento nos dentes.

 

Quais os sinais da sensibilidade dentária?

 

O primeiro sinal causado pela sensibilidade é a dor nos dentes após ingerir um alimento ou bebida, sendo ele quente ou frio.

Essa dor é péssima e afeta todos os momentos da refeição, seja na hora de tomar um café, uma bebida durante o almoço ou até mesmo quando consumir um delicioso sorvete.

Não espere sentir muita dor para procurar um dentista e marcar uma consulta, pois se demorar para tratar pode se transformar em um canal, e o desconforto é ainda mais insuportável.  

 

O que causa a sensibilidade dentária? 

 

A sensibilidade dentária pode ser causada por diversos fatores, como por exemplo cárie, fatores emocionais e principalmente pela retração gengival.

 

Devido a escovação inadequada, a retração gengival pode ser provocada e afetar bastante a sensibilidade nos dentes. Esse é o principal motivo causador desse incômodo.

 

A parte macia e interna do dente é conhecida como dentina, que por sua vez possui terminações nervosas e protege os esmaltes. Com a sua exposição, através de alimentos frios ou quentes, os nervos são ativados e causam dor, ocasionando a sensibilidade.

 

O bruxismo é outro fator que agrava a sensibilidade nos dentes, o refluxo e a bulimia também fazem parte desse grupo. É essencial agendar uma consulta com um especialista antes de começar algum tratamento para dentes sensíveis. 

 

Como amenizar a sensibilidade dentária? 

 

Para amenizar a sensibilidade dentária é recomendado que o paciente evite ingerir alimentos e bebidas ácidos, aguardar pelo menos 20 minutos após as refeições para poder realizar a escovação dos dentes e evitar fazer força em excesso nessa hora.

 

O uso de creme dental específico para tratar a sensibilidade também é uma ótima opção para ajudar na hora de amenizar a sensação.

 

Procure sempre fazer uma revisão no dentista, antes e após um tratamento, e lembre-se de manter os bons hábitos na hora de cuidar da sua boca e dos seus dentes

 

Alimentos que agravam a sensibilidade dentária 

 

De acordo com muitos dentistas especialistas, a alimentação é um dos principais fatores que mais agravam o quadro de sensibilidade dentária.

Os alimentos e bebidas com ph muito baixo, conhecidos como ácidos, podem provocar o desgaste do esmalte dos dentes, podendo chegar até a dentina. 

A cerveja, o refrigerante, o café, o limão e o vinagre se enquadram nesse grupo de alimentos e bebidas que devem ser evitados. 

 

Tenho dentes sensíveis e agora? 

 

Após a leitura do texto, você ficou por dentro dos tratamentos para dentes sensíveis, aprendeu as principais causas desse incômodo, os alimentos que podem ser evitados e os cuidados que se devem ter em casa para amenizar essa dor.

Cuidar da saúde bucal é algo muito necessário e traz diversos benefícios para a nossa vida. Entre em contato com seu dentista de confiança ou agende uma consulta na Odontominas mais próxima pelo WhatsApp.

 

Estamos esperando por você e até o próximo post.