Saiba o que é placa anti bruxismo

Já ouviu falar sobre placa anti bruxismo? Se conhece ou quer saber mais sobre esse produto, o post de hoje é feito especialmente para você.

 

Vamos te explicar os benefícios de utilizar a placa, o que é o bruxismo e entre outras dúvidas frequentes sobre esse assunto.

 

Esperamos que tenha uma ótima leitura!

 

 

O que é placa anti bruxismo

A placa anti bruxismo é utilizada para proteger os dentes de desgastes e fraturas devido ao fato de ranger os dentes.

 

O uso desse item precisa ser diário, pois é a única maneira de prevenir o desconforto durante a noite e de facilitar a adaptação com a placa.

 

Os tipos de placa 

Hoje em dia, existem dois materiais de placa disponíveis no mercado odontológico, a de acrílico e de silicone. Confira qual dos modelos é o mais indicado para o bruxismo:

 

  • Placa de acrílico 

 

A placa de acrílico é presa nos dentes superiores e deve ser utilizada à noite, durante todo o sono. Em casos mais graves é necessário prolongar o tempo de utilização, para diminuir o  incômodo. 

 

 

  • Placa de silicone 

 

Essa placa é indicada para pacientes que sofrem com disfunções na ATM, ou seja, na articulação responsável pelos movimentos da mandíbula.

 

Por ser feita de silicone, um material mais fino, essa placa acaba aumentando a capacidade da pessoa de ranger e apertar os dentes. Ocasionando um maior índice de bruxismo.

 

Quanto dura o tratamento com a placa anti bruxismo?

A placa anti bruxismo, torna-se indispensável para todos os pacientes que sofrem com essa doença, seja um caso mais leve ou mais grave. 

 

Algumas pessoas chegam a ter duas placas para não correrem o risco de ficar sem, caso perca ou esqueça uma delas.

 

Uma desvantagem desse produto, é que se não utilizado com frequência, ou melhor diariamente, o paciente acaba perdendo a placa, pois ela não se adapta mais aos dentes e ao formato da mordida.

 

Isso acontece, pois os dentes possuem uma dinâmica de movimentação sutil ao longo do tempo.

 

Qual a durabilidade das placas? 

 

A durabilidade das placas depende de diversos fatores, por exemplo, espessura, número de dentes em contato e a severidade do distúrbio.

 

Outro fator muito importante é a conservação, evite permitir o acúmulo de manchas, pois elas podem causar cáries e entre outros danos aos seus dentes.

 

De forma geral, a placa tem a durabilidade de 6 meses. Na maioria dos casos, se muito bem conservada, esse período se estende até 12 meses.

 

Existe tipo de bruxismo? 

 

O bruxismo é dividido em duas categorias de acordo com sua ocorrência, que pode acontecer de dia ou durante a noite.

 

Se ocorre enquanto estamos dormindo, recebe o nome de bruxismo do sono. Se acontece durante o dia é chamado de bruxismo de vigília.

 

Se ocorre enquanto estamos dormindo, recebe o nome de bruxismo do sono. Se acontece durante o dia é chamado de bruxismo de vigília.

 

Outro fator que divide o bruxismo é a indicação correta da placa, pois o contato entre os dentes durante o movimento da mandíbula é diferente. Pode ocorrer de duas maneiras: o bruxismo cêntrico e bruxismo excêntrico, conheça mais sobre eles:

 

Bruxismo cêntrico

 

Nesse caso, os movimentos que provocam desgastes nos dentes estão ausentes.

 

Bruxismo excêntrico 

 

O bruxismo excêntrico ocorre quando a mandíbula movimenta-se lateralmente e provoca um grande desgaste dentário. 

 

Sintomas que você está rangendo ou raspando os dentes 

 

As dores faciais e fadiga na área da mandíbula são comuns devido ao atrito prolongado dos músculos. Por esse motivo, a maioria das pessoas que têm bruxismo acordam com fortes e frequentes dores de cabeça, além disso os dentes ficam fracos e moles.

 

Em casos mais graves, os dentes podem trincar, lascar ou apresentar desgastes no esmalte.

 

Lembre-se de sempre consultar o seu dentista de confiança. Caso você sinta algum desses sintomas, fale com ele sobre isso.

 

Desgaste Infantil 

 

A criança pode ranger os dentes durante o sono. É uma das maneiras dela manifestar o estresse que sente. Se seu filho ou filha se queixar de dores de cabeça, de dente ou um desconforto facial, agende um horário com um dentista pediatra o mais rápido possível.

 

Para encerrar o assunto 

No post de hoje, nós conversamos bastante sobre a placa anti bruxismo e como essa doença prejudica a saúde de muitas pessoas.

 

Caso você esteja suspeitando que possui bruxismo, entre em contato com seu dentista ou encontre a clínica OdontoMinas mais próxima!

 

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp, que teremos o maior prazer em atender você.

 

Esperamos que tenha gostado bastante da leitura e até o próximo post.