Lente de contato dental: top 5 cuidados

A lente de contato dental, sem dúvida, é a técnica mais procurada no ramo odontológico e também a conhecida pelas pessoas hoje em dia.

 

Elas proporcionam uma grande mudança estética no sorriso, tornando-o mais harmônico e deixando os dentes mais brancos.

 

E no post de hoje, nós da OdontoMinas vamos te apresentar mais sobre esse tema, esclarecer muitas dúvidas, dar dicas, explicar sobre os benefícios que essa técnica proporciona e quais os cuidados essenciais para sua preservação.

 

Desejamos uma ótima leitura!

 

Lente de contato o que é? 

Lente de contato é o nome popular das tão conhecidas facetas de cerâmica. Com espessuras finas elas dão um novo formato aos dentes e, consequentemente, ao sorriso.

 

Top 5 cuidados com a lente de contato 

 

Em alguns casos é necessário realizar uma leve raspagem nos dentes, para que haja uma maior harmonia no sorriso. Logo após essa raspagem, as lentes de contato são colocadas.

Para prevenir o desgaste dessas lentes, alguns cuidados são necessários e essenciais, confira os top 5 que separamos para compartilhar com você:

 

Evite comer alguns alimentos

 

O consumo de certos alimentos podem prejudicar as lentes e trazer algumas complicações futuras.

Evite consumir alimentos duros, crocantes e com bastante corante artificial. 

O vinho também é um grande inimigo das lentes de contato. O vinagre, iogurte e refrigerantes também prejudicam a coloração das lentes, deixando-as mais opacas.

 

Roer as unhas nunca mais! 

 

Muitos hábitos, como: roer as unhas, morder tampa de caneta ou até mesmo o lápis devem ser evitados, por vários motivos. Principalmente, pelas facetas serem bem delicadas, esses hábitos podem ser prejudiciais e até rachar ou quebrá-las.

Abrir ou rasgar as embalagens de produtos com os dentes, também devem ser evitados.

 

Escovas de cerdas macias

 

Aqui no blog, nós já falamos sobre os benefícios que a escovação traz para nossa saúde bucal.

No caso das facetas, não poderia ser diferente, as escovas de cerdas macias vão realizar a limpeza adequada além de não prejudicar o material das lentes. 

 

Mantenha sempre a sua higiene bucal em dia 

 

A higiene bucal é um hábito muito importante para o seu dia-a-dia, e se você tem lentes dentais, os cuidados devem ser redobrados.

Optar por usar cremes dentais com flúor não abrasivos, vão ajudar a conservá-las por um período maior. 

 

Antes de colocar as lentes, faça um clareamento

 

Para obter um resultado de coloração uniforme, antes de aplicar a lente de contato dental, é recomendado pelos especialistas, realizar um clareamento, pois se você tiver alguma mancha ela pode aparecer após a aplicação das lentes.

 

Restrições para aplicar as lentes nos dentes 

 

Como citamos acima, alguns motivos podem te impedir de aplicar as lentes de contato nos dentes, por exemplo:

  • Grande perda de estrutura dental;
  • Fraturas ou trincas;
  • Cáries;
  • Manchas acentuadas;
  • Bruxismo não tratado e
  • Dente do canal tratado.

 

Recomendação para quem tem bruxismo 

 

Se você tem bruxismo é muito importante antes de realizar a colocação das lentes, realizar um tratamento para esse problema. Pois o bruxismo acaba danificando o produto.

Após o tratamento, consulte seu dentista na hora de colocar as lentes e se for realizar esse procedimento é importante saber que seus dentes mudam de tamanho, sendo assim, a placa de bruxismo deve ser nova para encaixar corretamente na boca. 

 

Precisa trocar as lentes de contato dental? 

 

Com o passar do tempo, todo procedimento estético em odontologia, é prejudicado, ou seja, não dura para sempre. A validade do produto vai depender da qualidade e do seu cuidado. Porém, em média ele dura 10 anos.

O processo de substituição das lentes de contato exige bastante atenção e cuidado redobrado para não desgastar a superfície dos dentes. Por isso, lembre-se de realizar esse procedimento sempre com um profissional de sua confiança. 

 

Consultas periódicas

 

Realizar consultas periódicas, a cada 6 meses, ao dentista é extremamente indicado para checar a saúde bucal. No caso dos pacientes que utilizam as facetas, a visita ao profissional deve ocorrer com mais frequência.

Na consulta o profissional vai avaliar as condições das lentes, e se necessário agendar uma troca.

Cuidar da saúde das gengivas também é , caso você sinta alguma dor ou incômodo, procure seu dentista.

 

Gostou do conteúdo? 

 

Para manter o cuidado com a lente de contato dental não é preciso exageros e sim uma cautela com a rotina diária. No texto de hoje, explicamos como é a melhor maneira de realizar esses cuidados.

Se você decidir utilizar as facetas ou tem vontade de conhecer mais sobre o assunto, encontre a OdontoMinas mais próxima. Fale com a gente pelo WhatsApp e agende sua consulta, teremos o prazer de atendê-lo.

 

Esperamos que tenha feito uma ótima leitura, até o próximo post.