O dente do siso é conhecido como o dente do juízo, pois ele nasce na maioria das pessoas na idade adulta, entre 17 e 20 anos.
No post de hoje, nós da OdontoMinas, vamos abordar os sinais que vivenciamos no momento em que o dente do siso está nascendo e quais as dicas para amenizar essa dor.
Esperamos que você realize uma ótima leitura!
O dente do siso e os sinais de que ele está nascendo
Os quatros dentes do siso, dois inferiores e dois superiores, apresentam alguns sinais de que estão nascendo. Confira alguns deles logo a seguir:
Inflamação:
Um dos primeiros sinais do nascimento do dente do siso é a inflamação. Ela é visível por meio da vermelhidão e inchaço na gengiva, principalmente da área em que ele está nascendo.
Normalmente, você irá sentir dor durante esse processo, pois o dente vai romper e gengiva. caso seja um grande incômodo, é necessário agendar e consultar um dentista de sua confiança.
Dor no local:
Outro sinal muito comum é a dor no local do nascimento, em casos de dores extremas, dá-se o nome de pericoronarite.
Inchaço na face e nos linfonodos do pescoço também podem ocorrer. Além do mau hálito, devido à infecção provocada pelas bactérias dentro da cavidade oral.
Dor na garganta:
Se a dor de garganta acontecer, é sinal que a infecção atingiu níveis mais sérios.
O uso de analgésicos, nesse caso, não irá resolver, é preciso curar a infecção com o uso de antibióticos. Lembre-se de consultar o seu dentista de confiança, pois ele saberá indicar o medicamento correto e seguro.
Febre:
Muitos pacientes, durante a infecção que se dá no processo de nascimento do dente do siso, ficam em estado febril e indisposto.
Movimentação dos dentes:
Quando o siso está posicionado de maneira errada, ele pode ficar retido no osso, sem conseguir romper a gengiva. Isso ocorre pela falta de espaço para o seu nascimento.
Com consequência esse dente movimenta os outros, causando uma má distribuição dentária. Nesse caso, também é muito importante agendar uma consulta com um profissional e realizar a extração do dente do siso.
Dificuldades na mastigação e na deglutição:
Se o dente está nascendo na lateral da boca, é possível que o siso raspe na bochecha, resultando em ferimentos e até mesmo ulcerações. Por isso, a dificuldade na mastigação acontece.
Durante o nascimento do siso, pode existir uma grande dificuldade na hora da deglutição, ou seja, no momento de engolir o alimento ou líquido.
Dores de cabeça:
Muitos pacientes sofrem com fortes dores de cabeça durante o nascimento do dente do siso. Pois os nervos e as articulações da face compartilham da mesma estrutura muscular.
Como aliviar a dor do siso
Sentir dor é algo que ninguém gosta, e principalmente dor de dente, que é insuportável e dificulta até mesmo na hora de ingerir algum alimento ou líquido.
Mas existem algumas formas de aliviar essa dor e trazer um certo conforto, enquanto a hora da consulta não chega.
Fazer o uso de antisséptico bucal, utilizar escova de dentes macia, creme dental adequado, compressas mornas, evitar alimentos ácidos e cítricos, utilizar soro fisiológicos na área dolorida e tomar remédios indicados pelo dentista. Essas são apenas algumas dicas que ajudam a aliviar a dor durante o nascimento do dente do siso.
É necessário fazer extração do dente?
A extração do siso depende muito da posição em que o dente se encontra, mas é importante ressaltar que apenas o profissional especializado pode identificar e confirmar se a remoção deve ser realizada.
Em alguns casos as dores do siso são controladas apenas pelo uso de medicamentos e se há espaço para o nascimento correto, a extração não é necessária.
Como saber se o dente do siso está infeccionado?
Os sintomas mais comuns de infecção do siso, são:
Dor ao redor ou no interior do dente;
Dor na mandíbula ou na lateral do rosto;
Inchaço ou vermelhidão das gengivas ao redor do dente;
Mau hálito;
Dificuldade de mastigar;
Dificuldade de abrir a boca;
Glândulas linfáticas inchadas e
Caso a extração do dente seja realizada, a presença de secreção amarela ou branca no local da remoção.
Esses sintomas vão indicar uma possível infecção, tome bastante cuidado na hora de realizar a higiene bucal e mastigar os alimentos, coma com calma para não correr o risco de ter algum impacto no local.
Para encerrar o assunto
O dente do siso, como vimos no conteúdo do texto, dá alguns sinais quando está nascendo e muitas vezes pode causar grandes dores. É importante você agendar uma consulta com dentista e realizar o procedimento correto.
Se você sente alguns desses sintomas ou gostaria de ter um maior cuidado com sua higiene bucal, procure a clínica OdontoMinas mais próxima à você.
Agende uma consulta pelo WhatsApp ou vá para a clínica Odonto Minas mais próxima a você.
Unidade Piracicaba: (19) 98444-0867;
Unidade Mauá: (11) 98742-9911; Unidade Mauá 2: (11) 94882-9898;
Unidade Cidade Nova – Parauapebas/PA: (94) 98144-0038;
Unidade Rio Verde – Parauapebas/PA: (94) 98144-0091;
Unidade Bairro da Paz – Parauapebas/PA: (94) 98144-0022;
Unidade Marabá: (94) 98113-4850 e Unidade Sumaré: (19) 99338-0078.
Agradecemos pela leitura.