Dente do siso nascendo? Descubra os sinais

O dente do siso é conhecido como o dente do juízo, pois ele nasce na maioria das pessoas na idade adulta, entre 17 e 20 anos.

 

No post de hoje, nós da OdontoMinas, vamos abordar os sinais que  vivenciamos no momento em que o dente do siso está nascendo e quais as dicas para amenizar essa dor.

 

Esperamos que você realize uma ótima leitura!

 

O dente do siso e os sinais de que ele está nascendo 

 

Os quatros dentes do siso, dois inferiores e dois superiores, apresentam alguns sinais de que estão nascendo. Confira alguns deles logo a seguir:

 

Inflamação: 

Um dos primeiros sinais do nascimento do dente do siso é a inflamação. Ela é visível por meio da vermelhidão e inchaço na gengiva, principalmente da área em que ele está nascendo. 

Normalmente, você irá sentir dor durante esse processo, pois o dente vai romper e gengiva. caso seja um grande incômodo, é necessário agendar e consultar um dentista de sua confiança. 

 

Dor no local: 

Outro sinal muito comum é a dor no local do nascimento, em casos de dores extremas, dá-se o nome de pericoronarite.

Inchaço na face e nos linfonodos do pescoço também podem ocorrer. Além do mau hálito, devido à infecção provocada pelas bactérias dentro da cavidade oral.

 

Dor na garganta: 

Se a dor de garganta acontecer, é sinal que a infecção atingiu níveis mais sérios.

O uso de analgésicos, nesse caso, não irá resolver, é preciso curar a infecção com o uso de antibióticos. Lembre-se de consultar o seu dentista de confiança, pois ele saberá indicar o medicamento correto e seguro.

 

Febre: 

Muitos pacientes, durante a infecção que se dá no processo de nascimento do dente do siso, ficam em estado febril e indisposto.

 

Movimentação dos dentes: 

Quando o siso está posicionado de maneira errada, ele pode ficar retido no osso, sem conseguir romper a gengiva. Isso ocorre pela falta de espaço para o seu nascimento. 

Com consequência esse dente movimenta os outros, causando uma má distribuição dentária. Nesse caso, também é muito importante agendar uma consulta com um profissional e realizar a extração do dente do siso.

 

Dificuldades na mastigação e na deglutição: 

Se o dente está nascendo na lateral da boca, é possível que o siso raspe na bochecha, resultando em ferimentos e até mesmo ulcerações. Por isso, a dificuldade na mastigação acontece.

Durante o nascimento do siso, pode existir uma grande dificuldade na hora da deglutição, ou seja, no momento de engolir o alimento ou líquido.

 

Dores de cabeça: 

Muitos pacientes sofrem com fortes dores de cabeça durante o nascimento do dente do siso. Pois os nervos e as articulações da face compartilham da mesma estrutura muscular. 

 

Como aliviar a dor do siso 

Sentir dor é algo que ninguém gosta, e principalmente dor de dente, que é insuportável e dificulta até mesmo na hora de ingerir algum alimento ou líquido.

Mas existem algumas formas de aliviar essa dor e trazer um certo conforto, enquanto a hora da consulta não chega. 

Fazer o uso de antisséptico bucal, utilizar escova de dentes macia, creme dental adequado, compressas mornas, evitar alimentos ácidos e cítricos, utilizar soro fisiológicos na área dolorida e tomar remédios indicados pelo dentista. Essas são apenas algumas dicas que ajudam a aliviar a dor durante o nascimento do dente do siso.

 

É necessário fazer extração do dente? 

A extração do siso depende muito da posição em que o dente se encontra, mas é importante ressaltar que apenas o profissional especializado pode identificar e confirmar se a remoção deve ser realizada.

Em alguns casos as dores do siso são controladas apenas pelo uso de medicamentos e se há espaço para o nascimento correto, a extração não é necessária. 

Como saber se o dente do siso está infeccionado? 

Os sintomas mais comuns de infecção do siso, são:

  • Dor ao redor ou no interior do dente; 
  • Dor na mandíbula ou na lateral do rosto; 
  • Inchaço ou vermelhidão das gengivas ao redor do dente; 
  • Mau hálito; 
  • Dificuldade de mastigar; 
  • Dificuldade de abrir a boca; 
  • Glândulas linfáticas inchadas e 
  • Caso a extração do dente seja realizada, a presença de secreção amarela ou branca no local da remoção.

Esses sintomas vão indicar uma possível infecção, tome bastante cuidado na hora de realizar a higiene bucal e mastigar os alimentos, coma com calma para não correr o risco de ter algum impacto no local.

 

Para encerrar o assunto 

O dente do siso, como vimos no conteúdo do texto, dá alguns sinais quando está nascendo e muitas vezes pode causar grandes dores. É importante você agendar uma consulta com dentista e realizar o procedimento correto.

Se você sente alguns desses sintomas ou gostaria de ter um maior cuidado com sua higiene bucal, procure a clínica OdontoMinas mais próxima à você.

Agende uma consulta pelo WhatsApp ou vá para a clínica Odonto Minas mais próxima a você.

 

Unidade Piracicaba: (19) 98444-0867;

Unidade Mauá: (11) 98742-9911; Unidade Mauá 2: (11) 94882-9898;

Unidade Cidade Nova – Parauapebas/PA: (94) 98144-0038;

Unidade Rio Verde – Parauapebas/PA: (94) 98144-0091;

Unidade Bairro da Paz – Parauapebas/PA: (94) 98144-0022;

Unidade Marabá: (94) 98113-4850 e Unidade Sumaré: (19) 99338-0078.

 

Agradecemos pela leitura.