Escova dental: Qual a hora de trocar?

A escova dental é um acessório importante para a saúde e higiene bucal e faz toda a diferença na hora da escovação.

 

Uma escova em mau estado pode prejudicar bastante os dentes e a gengiva. Por esse motivo, é recomendado trocar de tempos em tempos esse acessório.

 

No post de hoje, nós da Odonto Minas vamos compartilhar com você qual o momento certo de trocar sua escova de dente. Para saber mais sobre esse assunto é só continuar a leitura. 

 


Quando devo trocar minha escova dental?

 

O recomendado pelos dentistas é realizar a troca da escova dental de três a quatro meses. Nesse tempo, as cerdas já estão desgastadas e não irão cumprir com sua função, que é manter os dentes limpos.

 

Por que eu devo trocar a escova dental

 

A troca da escova também está totalmente ligada à saúde bucal da pessoa. Por exemplo, se você pegar um resfriado, é aconselhável trocar a escova, pois os germes podem permanecer nela e te adoecer novamente.

 

Outro motivo que indica a necessidade de realizar a troca da escova dental é a sua condição. Se antes dos três ou quatro meses as cerdas da escova estiverem muito desgastadas e deformadas, isso é um sinal de que ela precisa ser trocada o quanto antes.

 

Converse melhor com o seu dentista sobre o assunto.

 

Os malefícios que uma escova velha traz 

 

Utilizar a mesma escova dental por bastante tempo pode prejudicar a sua saúde bucal e causar doenças como cárie, tártaro, gengivite, tratamento de canal, entre outras. 

 

Os cuidados com a preservação da escova 

 

Guardar escovas da maneira correta ajuda a aumentar a durabilidade e também previne futuras doenças bucais. A maneira ideal de guardá-las é em pé evitando o contato entre elas, principalmente escovas infantis.

 

É importante ensinar as crianças como cuidar da sua escova dental e da higiene bucal desde pequena. Saiba mais sobre a saúde bucal infantil nessa matéria

 

Dividir a escova com outra pessoa em hipótese alguma é aconselhável, pois cada pessoa tem sua característica e higiene bucal. 

 

Quando devo trocar a escova elétrica? 

 

O tempo de troca da escova elétrica é o mesmo da escova normal, a cada três ou quatro meses. Esse tempo é essencial para as cerdas da escova realizarem a limpeza profunda nos dentes com qualidade.

 

A vantagem de utilizar a escova elétrica é a necessidade de trocar apenas a parte de cima, conhecida como a cabeça da escova, onde ficam as cerdas.

 

Para conservar sua escova elétrica, lembre-se que após realizar a escovação você deve limpar a escova com água, retirando todo resíduo de pasta encontrada nela. Na hora de guardar, procure deixar a mesma na posição vertical para secar toda a água.

 

 

A escovação correta 

 

A higiene bucal é iniciada através da escovação e, segundo os profissionais, para fazer esse processo da maneira indicada, após colocar o creme dental na escova, faça movimentos circulares e suaves.

 

Preocupe-se em escovar todas as extremidades e lembre-se de escovar a língua, usar fio dental e, para finalizar, o enxaguante bucal.

 

Mantenha o bom hábito

Manter o hábito da boa higiene bucal e conservação da escova vai trazer benefícios para a sua saúde bucal, te proporcionar um ótimo sorriso e mudar positivamente sua autoestima.

 

Conte com a gente 

 

Quer cuidar da sua boca com qualidade? 

 

Nossos profissionais especializados vão atendê-lo com exclusividade e eficiência. Encontre a Odonto Minas mais próxima de você.

 

Unidade Piracicaba: (19) 98444-0867;

Unidade Mauá: (11) 98742-9911; Unidade Mauá 2: (11) 94882-9898;

Unidade Cidade Nova – Parauapebas/PA: (94) 98144-0038;

Unidade Rio Verde – Parauapebas/PA: (94) 98144-0091;

Unidade Bairro da Paz – Parauapebas/PA: (94) 98144-0022;

Unidade Marabá: (94) 98113-4850 e Unidade Sumaré: (19) 99338-0078.

 

Esperamos que tenha feito uma ótima leitura e até o próximo post.