Como eliminar o tártaro do dente?

Eliminar o tártaro do dente é algo que muitas pessoas desejam, pois essa doença não só afeta a aparência do sorriso como pode prejudicar a saúde bucal.

 

Diversas doenças são causadas pela falta de cuidado com os dentes e, na maioria das vezes, com a correria do dia a dia, a escovação e os cuidados com a higienização da boca recebem uma atenção menor.

 

Nós da Odonto Minas preparamos um conteúdo cheio de dicas para você conhecer melhor sobre o que é o tártaro, como preveni-lo e como acabar de vez com ele.

 

 

 

 

Como eliminar o tártaro do dente

Para eliminar o tártaro do dente é fundamental procurar um profissional. 

No procedimento dentro do consultório, o dentista vai remover o tártaro através da raspagem ou da profilaxia.

Colocar força na hora de escovar os dentes não vai te ajudar a acabar com essa doença e muito menos deixar os dentes mais limpos. 

Caso você perceba que seus dentes estão com algumas partes mais amareladas, procure o seu dentista e agende uma limpeza nos dentes. 

O que é tártaro? 

O tártaro é o acúmulo de placa bacteriana no dente. Ele tem uma consistência mais densa por se tratar de uma calcificação.

Ao não realizar a higiene bucal correta, os resíduos de alimentos ficam no dente e com o tempo vão endurecendo devido ao contato com os minerais da saliva e outras reações químicas. Por esse motivo, ficam tão fixos.

É indispensável eliminar o tártaro do dente com a ajuda de um profissional. Se não for tratado com atenção, o tártaro pode causar complicações no corpo. É importante ressaltar que ele contém bactérias e por isso o cuidado deve ser redobrado. 

O que causa o tártaro? 

Os resíduos dos alimentos que ficam nos dentes após a má escovação é o principal fator que causa o tártaro, como citado acima no texto.

Ingerir alguns alimentos com bastante açúcar também auxilia na formação dessa placa nos dentes. Qualquer acúmulo de alimento vai fazer com que as bactérias se proliferem dentro da boca formando o tártaro.

Outro ponto importante que também pode causar essa doença é a baixa produção de saliva, que pode ocorrer por gestão de algum medicamento ou por conta do envelhecimento natural.

Periodontite e tártaro, qual a relação entre eles? 

Quando o tártaro não é eliminado de forma correta, a inflamação da gengiva se torna maior e pior. Através desse acontecimento, o tártaro passa a ser tratado como periodontite.

Identificar a gengivite no começo é o passo principal para evitar a periodontite. Realizar a higiene bucal correta da boca vai ajudar bastante na hora de prevenir os dentes dessa doença.

Os malefícios causados pelo tártaro 

O primeiro malefício está totalmente ligado com a saúde bucal. Com o passar do tempo, as placas dos dentes podem torná-los mais vulneráveis e afetar a saúde deles. Em alguns casos, uma cavidade pode se formar nos dentes e as bactérias podem aprofundar na sua estrutura. 

Com todo esse acontecimento, é natural que ocorra a inflamação da gengiva. Devido à formação do tártaro, a estrutura dos dentes pode inflamar, inchar e, em casos piores, até sangrar e doer, trazendo um desconforto enorme. 

Como impedir o tártaro?

Impedir o tártaro requer uma higiene bucal correta. Confira algumas dicas que vão te auxiliar nesse processo:

  • Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, após cada refeição;
  • Passar o fio dental corretamente e, pelo menos, 1 vez ao dia;
  • Escovar a língua corretamente e
  • Utilizar enxaguante bucal após a escovação.

Evitar comer doces é uma maneira de prevenir que o tártaro apareça nos dentes.

Quais os tratamentos para acabar com o tártaro? 

Para eliminar o tártaro do dente é feita uma raspagem. Esse procedimento é indolor. O dentista utiliza uma ferramenta conhecida como cureta para poder literalmente raspar a superfície dos dentes e retirar a placa de cálcio endurecido.

É recomendado realizar a limpeza dos dentes com um profissional pelo menos duas vezes ao ano, assim ele pode cuidar da sua higiene bucal corretamente e prevenir incômodos futuros.

Agora é com você! 

Através deste texto, nós da Odonto Minas apresentamos como eliminar o tártaro do dente e quanto ele pode prejudicar sua saúde bucal. 

Para prevenir essa doença nos dentes, é muito importante realizar a higiene bucal com muito cuidado e atenção.

Agora é com você! Agende uma consulta com um profissional para te ajudar a tratar da saúde da sua boca e dos dentes com muita eficiência.

 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp.

 

 

 

Unidade Piracicaba: (19) 98444-0867;

Unidade Mauá: (11) 98742-9911; Unidade Mauá 2: (11) 94882-9898;

Unidade Cidade Nova – Parauapebas/PA: (94) 98144-0038;

Unidade Rio Verde – Parauapebas/PA: (94) 98144-0091;

Unidade Bairro da Paz – Parauapebas/PA: (94) 98144-0022;

Unidade Marabá: (94) 98113-4850 e Unidade Sumaré: (19) 99338-0078.