Saiba como realizar o tratamento para gengivite

O tratamento para gengivite deve começar em casa com a saúde bucal. Escovando os dentes diariamente e corretamente, as chances de prevenir essa inflamação na gengiva é maior.

 

Se a gengivite não for tratada, pode trazer sintomas desagradáveis e comprometer a estrutura do dente, tanto para os adultos quanto para as crianças.

 

No post de hoje, nós da Odonto Minas vamos apresentar o tratamento ideal, o que é e como prevenir a gengivite.

 

Desejamos uma ótima leitura!

O que é tratamento para gengivite

O tratamento para gengivite pode ser realizado em casa, caso o paciente esteja no começo da inflamação.

Com uma escovação correta você pode acabar de vez com esse incômodo. Procure escovar os dentes corretamente e usar o fio dental com cuidado para evitar a formação de placa nos dentes.

 

Se o tratamento for feito no consultório, o dentista deve realizar uma limpeza ou raspagem removendo a placa que foi formada nos dentes. Essas placas nada mais são do que o tão conhecido tártaro

 

Se o caso for mais grave, o dentista terá que realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas, dificultando o endurecimento da placa bacteriana. 

 

Procure sempre realizar uma consulta frequente com seu dentista, assim ele te ajuda a prevenir ou tratar alguma inflamação. Confira nosso texto sobre os principais motivos para realizar a limpeza dos dentes a cada 6 meses.

O que é gengivite? 

A gengivite é uma inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na lateral dos dentes. 

De uma forma mais resumida, quando não conseguimos escovar os dentes corretamente ou o fio dental não consegue remover todo o alimento, forma-se uma placa no dente e ela produz toxinas (ácido) que causam irritação na mucosa da gengiva, ocasionando a gengivite. 

Se ela for identificada no início, com a escovação correta conseguimos realizar o tratamento para gengivite. Por outro lado, se ela evoluir, pode causar danos permanentes aos dentes. A evolução da gengivite é conhecida como periodontite. 

 Como identificar que estou com gengivite? 

A gengivite é uma inflamação causada pela má escovação dos dentes, como explicado no texto. Vamos compartilhar alguns sinais para você se atentar e conseguir identificar seu problema, confira:

  • Gengiva vermelha, inchada, ou flácida.
  • Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.
  • Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
  • Gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Na hora de escovar os dentes, tenha a preocupação de limpar corretamente os restos de alimentos, pois eles podem causar a gengivite.

 

 

Como posso prevenir a gengivite?

Manter a higiene bucal é algo indispensável para o dia a dia e ajuda a na hora de realizar o tratamento para gengivite.

Fazer uma limpeza dos dentes com um profissional é super-recomendado, porque, uma vez que o acúmulo de comida endurece no dente, ele forma uma camada muito grossa, conhecida como tártaro e para eliminá-la de vez você precisa da ajuda de um profissional.

 

Gengivite infantil 

Sem realizar a limpeza e o cuidado adequado dos dentes, a gengiva da criança pode inflamar, ficar vermelha, sensível e ocasionar a gengivite. 

No caso das crianças, ao identificar sangramento na gengiva e inflamação, o tratamento para gengivite deve ser iniciado imediatamente. Agende um horário com um profissional para realizar o procedimento correto.

Mesmo que a gengivite da criança não seja tão séria quanto a do adulto, você deve ficar atento com a escovação da criança após a alimentação, principalmente se for doce.

A higiene bucal correta 

A higiene bucal começa logo pela manhã e permanece até a noite. No decorrer de todo o dia após a refeição, é recomendado sempre escovar os dentes.

Para realizar essa limpeza da forma correta, ter uma escova de dente com cabeça pequena e macia faz toda a diferença. O uso do creme dental ideal garante mais eficiência na higiene bucal e, dependendo do produto, ajuda no tratamento para gengivite. Consulte seu dentista e confira nosso post sobre higiene bucal.

 

Dicas caseiras 

Algumas dicas caseiras podem te ajudar a amenizar o incômodo enquanto a consulta com o dentista não chega.

Confira algumas dicas logo abaixo: 

  • Limão: por ser um produto antibacteriano, ele ajuda a amenizar a dor causada pela gengivite.
  • Óleo de tomilho: o tomilho combate a formação da placa bacteriana e, consequentemente, trata a gengivite.
  • Óleo de coco: misture o óleo com bicarbonato e utilize como creme dental; eles ajudam a combater a proliferação de bactérias na boca.
  • Vinagre de maçã: além de combater a gengivite, o vinagre de maçã ajuda a combater a halitose e reduz o inchaço na gengiva.
  • Babosa: a babosa vai ajudar a tratar a infecção causada pela gengivite. Misture ela com um óleo essencial de melaleuca e passe nos dentes e gengiva 3 vezes ao dia.

 

Gostou do nosso conteúdo? 

Nós da Odonto Minas sempre apresentamos a necessidade de cuidar da sua saúde bucal corretamente. Procure sempre um especialista, pois ele vai te auxiliar da melhor forma possível para proporcionar o cuidado ideal.

Você se interessou pelo assunto do post de hoje? Quer cuidar dos seus dentes com muita segurança e profissionalismo? Entre em contato conosco pelo WhatsApp e siga nossa clínica nas redes sociais como: Facebook e Instagram.

Teremos o prazer em atendê-lo e oferecer uma excelente saúde bucal para você.