Escova de dente: conheça as melhores!

Hoje em dia, a escova de dente é um item que possui diversidade no mercado e, na hora de comprar, como saber qual o melhor modelo?

No post de hoje, vamos te apresentar algumas características e tipos de escova, mostrar suas vantagens e desvantagens para te auxiliar na escolha do melhor produto para você.

A Odonto Minas deseja uma ótima leitura!

 

 

É importante explicar que não existe a escova certa, e sim o tipo de escova correto para cada tipo de boca.

 

 

As recomendações são sempre as mesmas na hora de escolher o melhor modelo de escova de dente, e no decorrer do texto vamos descobrir qual o modelo que se encaixa perfeitamente na sua boca e proporciona um resultado melhor.

 

 

Escova de dente, qual sua função? 

Esse item tem como função limpar e eliminar os restos de alimento encontrados entre os dentes. Ela auxilia na saúde e é importante para a higiene bucal.

 

Por esse motivo, é importante você ter cuidado na hora de escolher sua escova de dente e se preocupar com a qualidade da mesma.

 

Como escolher a melhor escova? 

Na realidade, não existe a melhor escova, pois esse fator depende bastante da escolha de cada pessoa e também do tamanho da sua boca. 

 

Por esse motivo não podemos afirmar que existe um modelo ideal, e sim algumas características que podem fazer toda a diferença na hora de realizar a escovação e higienização bucal.

 

Cerdas médias, macias e extramacias. 

 

A maciez da escova de dente é um fator que deve interferir bastante na hora da escolha do produto. Esse fator está totalmente ligado à qualidade das cerdas. 

 

No mercado, existem três tipos de cerdas: as médias, macias e extramacias. 

 

 

Formato da escova 

 

É recomendado que você opte por uma escova com a cabeça pequena, que caiba perfeitamente na sua boca. Quanto menor a cabeça da escova, maior é o acesso dentro dela e a facilidade de higienização dos dentes sem machucar as bochechas.

 

O formato dessa parte da escova normalmente é oval ou retangular.

 

No caso do cabo da escova de dente, segundo muitos profissionais, quanto mais espesso melhor. Opte por modelos que venham com cabo emborrachado, pois eles ajudam a dar mais firmeza na hora da escovação.

 

Limpadores de língua 

 

Alguns modelos de escova de dente vêm com limpadores de língua, que se encontram na parte de trás da cabeça da escova.

 

Como o nome já diz, ele tem como função limpar a língua após a escovação dos dentes.

 

Caso a escova não tenha esse limpador, você pode utilizar as cerdas para realizar a limpeza da língua que por sua vez previne o tão indesejado e temido mau hálito.

 

Escova de dente elétrica 

 

Esse modelo de escova faz o trabalho da escovação por si só. Suas cerdas realizam a limpeza correta dos dentes. Você não tem o trabalho de fazer os movimentos da escovação.

 

É uma excelente opção para as pessoas que estão acamadas, que precisam de ajuda com escovação ou sofrem de alguma doença que impossibilite segurar um objeto com firmeza e estabilidade.

Para as crianças, esse modelo não é indicado, pois pode machucar a mucosa tão sensível e delicada da criança.

 

Escova Infantil 

 

Como a saúde bucal infantil é algo muito importante e deve ser iniciada a partir do nascimento dos primeiros dentinhos, o cuidado com a escolha da escova de dente não seria diferente. Confira nosso texto sobre a importância de realizar a higiene bucal infantil.

 

Muitos dentistas recomendam que a escova infantil tenha cerdas multiníveis para facilitar a limpeza mais completa dos dentes de leite e permanentes.

 

As outras recomendações para um modelo que traga mais qualidade para o produto são as mesmas que as dos adultos. Ou seja, os cabos devem ser antiderrapantes, cerdas extramacias para não machucar as gengivas, ter limpador de língua e cabeça compacta para realizar a escovação correta do dente da criança. 

 

Escovas interdentais 

 

Essa opção de escova é recomendada para pessoas com problemas gengivais, que perderam os dentes da boca e têm espaço maior entre os dentes.

 

As cerdas desse tipo de escova são mais finas e delicadas. Recomendadas também para as pessoas que utilizam aparelho odontológico.

 

Como guardar a escova? 

 

O primeiro passo para guardar a escova de dente é deixá-la sempre seca, pois caso ela fique úmida as bactérias e os fungos podem se proliferar ali.

 

Esse cuidado deve ser redobrado principalmente se você é do tipo de pessoa que utiliza os protetores de escovas.

 

Uma boa escolha 

 

Agora que explicamos quais as características você deve se atentar na hora de escolher sua escova de dente, lembre-se de optar por cerdas macias e cabeças pequenas para poder realizar a higienização correta dos dentes e da boca.

 

Para manter a sua saúde bucal, também é importante você se consultar com um dentista de tempos em tempos. Realizar uma avaliação vai te ajudar a reforçar todo esse cuidado.

 

Agende uma consulta pelo WhatsApp ou vá para a clínica Odonto Minas mais próxima a você.

 

Unidade Piracicaba: (19) 98444-0867;

Unidade Mauá: (11) 98742-9911; Unidade Mauá 2: (11) 94882-9898;

Unidade Cidade Nova – Parauapebas/PA: (94) 98144-0038;

Unidade Rio Verde – Parauapebas/PA: (94) 98144-0091;

Unidade Bairro da Paz – Parauapebas/PA: (94) 98144-0022;

Unidade Marabá: (94) 98113-4850 e Unidade Sumaré: (19) 99338-0078.

 

Agradecemos pela leitura e até o próximo post.