Aparelhos odontológicos transparentes

O aparelho odontológico transparente é um dos modelos que nos proporciona mais segurança e conforto.

 

Com a nova tecnologia do mercado, nós da Odonto Minas contamos com um modelo de aparelho que corrige e alinha os dentes de uma forma mais rápida e menos indolor.

 

No post de hoje, vamos te apresentar os dois modelos de aparelhos transparentes que existem no mercado e apresentar suas vantagens e desvantagens. Desejamos uma ótima leitura.

Você sabia que existem dois tipos de aparelhos transparentes? A função de ambos é a mesma. Conheça melhor sobre eles.

 

 

Aparelho transparente de bráquetes translúcidos 

 

Esse modelo de aparelho odontológico transparente é bem parecido com o original. A única diferença está na cor – tanto o fio quanto os bráquetes são transparentes e causam a impressão que são invisíveis. 

 

  • Vantagens 

 

Na hora de aplicar esse aparelho, o procedimento é o mesmo do modelo convencional.

 

Esse aparelho é indicado para qualquer tipo de desalinhamento dental, tanto os mais simples quanto os mais complicados.

 

A manutenção do aparelho deve ser feita mensalmente por um profissional especializado e de sua confiança.

 

O material desse aparelho é muito resistente, oferecendo para a pessoa tranquilidade na hora de mastigar.

 

  • Desvantagens

 

Por ter como objetivo empurrar os dentes para a posição correta, esse modelo de aparelho odontológico transparente comparado com o modelo de placa invisível causa mais dor.

 

Outra desvantagem é o cuidado com a limpeza do aparelho após as refeições. Por ser um aparelho fixo, ele não pode ser removido para realizar a higienização.

 

A falta de higienização do aparelho – ou seja, quando resíduos de comida ficam no mesmo – pode trazer uma grande infecção.

 

Alguns alimentos podem deixar as borrachas do seu aparelho amareladas. 

 

Muitos especialistas recomendam não consumir café, nem alimentos com corantes fortes, como vinho e beterrabas, para ajudar a manter a ausência de cor do aparelho.

 

 

 

Aparelho tipo placa invisível

 

A tecnologia desse aparelho é revolucionária. Por ter um aspecto mais transparente, ele é procurado por muitas pessoas devido a questões estéticas, podendo ser utilizado por crianças, adolescentes e adultos.

 

Esse aparelho odontológico transparente é um modelo de aparelho móvel que oferece menos dor e mais conforto.

 

O molde desse aparelho é realizado a partir da arcada dentária do paciente e, por esse motivo, cada modelo é único e conta com uma diferença na composição dos dentes. Graças a essa estrutura a movimentação dos dentes é realizada.

 

  • Vantagens

 

Por ser um modelo de aparelho móvel, é possível retirar e realizar a limpeza. Basta adicionar sabão antibacteriano e água para fazer sua higienização. Graças a essa vantagem, ele contribui para a saúde dos dentes. 

 

A troca desse aparelho odontológico transparente é feita a cada quinze dias. O paciente troca o aparelho invisível conforme os dentes regridem e necessitam de correção. 

 

Outra vantagem proporcionada por esse aparelho odontológico transparente é que não há possibilidade de ter resíduo de alimento no aparelho, evitando formação de manchas e quebra nos dentes – um problema comum que ocorre no aparelho de bráquetes translúcidos.

 

A falta dos bráquetes deixa o aparelho mais confortável e não causa dor para o paciente.

 

Outro fator que faz a maioria das pessoas optarem por esse modelo é a possibilidade de ver o resultado final dos dentes antes de terminar o procedimento. 

 

Isso ocorre pois o planejamento do aparelho é realizado por softwares tridimensionais que realizam uma simulação dos movimentos dos dentes durante todo o tratamento.

 

  • Desvantagens

 

As desvantagens desse tipo de aparelho odontológico transparente são poucas, mas existem.

 

O investimento para esse aparelho é bem alto, e muitas vezes os pacientes acabam optando pela outra opção de aparelho.

 

Outra desvantagem desse aparelho é que ele não corrige todos os tipos de desalinhamento dentário. Esse aparelho é mais indicado para pessoas que possuem dentes menos desalinhados e necessitam de pouca correção.

 

Qual aparelho transparente é o ideal? 

 

No momento de escolher o modelo de aparelho odontológico transparente, nós da Odonto Minas recomendamos agendar uma consulta com um profissional e realizar uma avaliação para ter toda a certeza do modelo ideal para você.

 

Mas, como você leu neste texto, existem alguns casos em que o aparelho tipo placa invisível não é recomendado e, por esse motivo, optar pelo aparelho transparente de bráquetes é uma opção que oferece um ótimo resultado também. 

 

Independente de qualquer modelo, é importante você cuidar dos seus dentes, da sua saúde bucal e consequentemente da sua autoestima e confiança. Cuidar de você faz bem.

 

Agora é com você! Apresentamos aqui neste texto o modelo de aparelho transparente. Não perca tempo, venha agendar uma consulta com a gente aqui na Odonto Minas através do WhatsApp ou na nossa clínica.

 

Agradecemos a leitura.