Saiba como funciona o dente de implante

A perda dos dentes pode afetar negativamente a vida de uma pessoa – na autoestima e na confiança, por exemplo.

 

Muitas vezes, o incômodo vai além da estética. Algumas dores podem surgir na hora de mastigar, durante qualquer refeição, gerando um desconforto ainda maior.

 

No post de hoje, vamos apresentar uma ótima alternativa para resolver essa situação e te mostrar como funciona o dente de implante e quais são os seus benefícios.

 

Desejamos uma ótima leitura!

 

O que é dente de implante

 

O dente de implante é um dente artificial que preenche o espaço vazio da boca ocasionado pela perda dentária.

 

Uma estrutura de metal é integrada no osso da nossa boca, no maxilar ou na mandíbula, e tem como objetivo oferecer um suporte para o dente de implante, substituindo o papel das raízes. 

 

 

Os dentes, por sua vez, são pinos de titânio em formato parecido com um parafuso.

 

Esse procedimento oferece segurança para um sorriso saudável, natural, bonito e cheio de confiança, sem sensação de dor.

 

Como funciona a avaliação?

 

Para você colocar um dente de implante, é necessário consultar um dentista especializado e agendar uma avaliação.

 

Alguns pontos importantes são verificados na avaliação, como por exemplo: 

 

  • Quantidade necessária de dentes; 

  • Quais espaços precisam ser substituídos pelos dentes de implante; 

  • Estrutura óssea do paciente; 

  • Melhor tratamento para o tipo de gengiva do paciente;

 

Todas as etapas da avaliação são necessárias. Através dela, o dentista identifica qual a melhor forma para prosseguir com o tratamento.

 

Em alguns casos, é recomendado realizar uma tomografia computadorizada para verificar a característica da estrutura óssea do paciente e saber se os ossos são finos ou fracos.

 

A partir da tomografia, é detectado o modelo e tamanho ideal do dente de implante e das brocas. Cada pessoa tem um tamanho de boca e, por esse motivo, cada implante é único e específico.

 

Com todas as avaliações realizadas, os profissionais podem começar a preparação para o procedimento sem complicações e com conforto para o cliente. 

 

Preparação para o implante 

 

O procedimento do dente de implante, se realizado com um profissional correto, deve ser indolor, seguro, sem demora e sem complicações.

 

Mesmo se tratando de uma cirurgia mais tranquila, os cuidados são necessários e importantes.

 

Para um melhor resultado, os pacientes devem seguir todas as orientações recomendadas pelo dentista, além de algumas instruções básicas:

 

  • Alimentação leve 

Para evitar um desconforto no estômago devido aos remédios, o paciente deve, após a cirurgia, consumir alimentos mais leves.

 

  • Saúde bucal

 

O cuidado com a saúde bucal deve ser uma das prioridades do nosso dia a dia. Antes da cirurgia, lembre-se de escovar os dentes corretamente, passar o fio dental com cuidado e realizar o bochecho.

Como é a fase cirúrgica do procedimento? 

 

Como citado anteriormente, a cirurgia é sem-preocupações e supertranquila. É realizada no consultório do dentista e dura cerca de 20 minutos.

 

O primeiro passo para o paciente não ter desconforto durante o procedimento é aplicar uma anestesia no local.

 

Após a anestesia, o segundo passo é perfurar o osso e ampliar o espaço que receberá o implante. 

 

Com isso, a peça é colocada cuidadosamente na cavidade e, em seguida, uma tampa é inserida no local para proteção. Para finalizar, o profissional faz uma sutura na região.

 

Em alguns casos, o implante é diretamente colocado sem realizar uma cirurgia – a partir de uma pequena abertura na gengiva – e pode favorecer a cicatrização. Esse procedimento é conhecido como cirurgia guiada.

 

Reabertura e modelagem 

 

De três semanas a seis meses após a cirurgia, o paciente deve retornar ao consultório para reabrir o caminho para que os implantes possam, enfim, receber as próteses dentárias.

 

Colocação da prótese 

 

Hoje em dia no mercado, encontramos dois tipos de próteses dentárias, e cada uma delas tem um tipo de colocação, durando em média de duas a três sessões.

 

Conheça melhor sobre elas:

 

  • Prótese de resina (acrílico)

 

Esse modelo de prótese tem como vantagem o custo-benefício e a possibilidade de escolha da cor mais próxima à dos dentes.

 

A desvantagem é que, com o tempo, a prótese muda de cor, e sua resistência diminui.

 

  • Prótese de porcelana 

 

Sua aparência é natural e, se o paciente cuidar corretamente da prótese de porcelana, sua durabilidade varia de dez anos para mais.

 

Cuidados após o procedimento 

 

Normalmente, os dentistas informam seus pacientes quais os cuidados são necessários para uma recuperação tranquila. Vamos citar alguns cuidados básicos:

 

  • Dor

Devido à inserção realizada no osso da boca, é comum o paciente sentir uma leve dor. Muitos profissionais, para amenizar essa dor, recomendam fazer compressas frias ou tomar anti-inflamatório.

 

  • Alimentação

Beber bastante água e ingerir comidas pastosas é o recomendado, assim como evitar alimentos crocantes, com bastante açúcar e corantes, como café, refrigerante e gelatina. 

 

  • Cuidados gerais

Na primeira semana da cirurgia, não é recomendado a realização de atividades físicas, fumar e abrir muito a boca. Encostar a língua nos dentes também deve ser evitado.

Gostou do conteúdo e teve interesse em realizar o implante de dente? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e agende um horário.