Descubra a importância da higiene bucal para as crianças

A higiene bucal é um cuidado muito importante que toda pessoa deveria ter, principalmente desde pequeno.

Trazer esse hábito para as crianças é algo que demanda uma grande atenção dos pais, porém proporciona diversos benefícios. No post de hoje, vamos te auxiliar e apresentar a importância da higiene bucal para os pequenos.

Busque sempre um profissional para te ajudar e realizar uma avaliação de tempos em tempos.

Começando cedo

É muito frequente entre os pais surgir a dúvida de qual seria a idade certa para começar a inserir a rotina de escovação na vida do seu filho.

A partir do nascimento do primeiro dente, a criança precisa do auxílio dos pais para começar a cuidar da higiene bucal.

Os primeiros dentinhos são escovados com a gaze e, com o passar do tempo, a escovação é realizada com os produtos corretos, de uma maneira positiva, para incentivar a criança a apreciar esse momento.

Para cada idade, a quantidade de concentração de flúor é diferente. Para as crianças a concentração deve ser menor que 500 ppm. Essa informação é encontrada na caixinha do creme dental.

Cuide para prevenir

Nossa boca é um ambiente vulnerável e favorável para o aparecimento de bactérias.

As crianças têm sempre o costume de colocar a mão suja em tudo o que veem e levar à boca, correndo o risco de adquirir doenças inflamatórias como candidíase (conhecida como sapinho) causadas por fungos.

Por esse motivo muitos dentistas aconselham os pais a levarem a criança para o consultório nos primeiros anos de vida, ensinando desde pequeno a cuidar da higiene bucal e prevenir doenças futuras, como é o caso da tão conhecida cárie.

A cárie

A cárie é uma doença muito comum entre as crianças. Ela aparece na maioria das vezes devido à má escovação dos dentes. Para auxiliar na proteção contra a cárie, o flúor presente nas pastas de dente é um grande aliado.

O dente de leite com cárie, se não for tratado, pode trazer vários malefícios para a saúde bucal da criança, ocasionando problemas futuros no nascimento dos dentes permanentes.

Para evitar o surgimento da cárie, devemos realizar a higiene bucal pelo menos três vezes ao dia – após o café da manhã, almoço e janta. Evitar alimentos ricos em açúcar e amido vão prevenir o aparecimento dessa doença.

Lembre-se de levar seu filho ao dentista caso ele reclame de dores muito fortes no dente.

A escova ideal

Existem escovas ideais para cada idade, com características que atendem às necessidades para a higiene bucal.

Para os primeiros anos de vida da criança, entre os 6 meses e os 4 anos de idade, a escova deve ter uma cabeça pequena, contorno arredondados, cerdas macias e uniformes para não prejudicar os dentes e as gengivas.

Com o passar do tempo os pais devem incentivar a criança a escovar os dentes sozinha, realizando movimentos circulares, desde os dentes do fundo até os da frente. Após esse procedimento, é importante escovar a língua e realizar o bochecho.

Crianças a partir de 5 anos de idade devem ter escovas com cerdas mais grossas para ajudar na escovação.

Todos esses cuidados com a qualidade da escova são importantes, pois o uso da escova errada pode ocasionar em diversos problemas como desgastar o esmalte dos dentes e prejudicar a gengiva.

Tornando o momento legal

Incentivar de forma positiva a criança na hora de escovar os dentes requer muita paciência e atenção, porém gera grandes benefícios futuros.

Para iniciar a rotina com a criança, é aconselhável entretê-la com histórias divertidas dentro do processo de escovação. Explique para ela a importância de realizar essa higiene bucal.

Outras opções que podem fazer a diferença nessa rotina é levar um brinquedo e escovar o dente dele também. Assistir alguns vídeos sobre esse tema vai mostrar para a criança os benefícios que a escovação traz para a sua boca.

Conte com a ajuda de profissionais

Os dentistas podem te auxiliar nesse momento. Procure levar seu filho de 6 em 6 meses no dentista para acompanhar a saúde bucal da criança.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp.

Unidade Piracicaba: (19) 98444-0867;

Unidade Mauá: (11) 98742-9911; Unidade Mauá 2: (11) 94882-9898;

Unidade Cidade Nova – Parauapebas/PA: (94) 98144-0038;

Unidade Rio Verde – Parauapebas/PA: (94) 98144-0091;

Unidade Bairro da Paz – Parauapebas/PA: (94) 98144-0022;

Unidade Marabá: (94) 98113-4850 e Unidade Sumaré: (19) 99338-0078.