Como aliviar a dor de dente com técnicas caseiras?

É sempre aconselhável buscar ajuda de um profissional na hora em que ocorrer a dor de dente. Normalmente, essas dores podem começar em uma hora inconveniente.

 

 

Para te ajudar, separamos 5 dicas de como aliviar a dor de dente com técnicas caseiras. 

Lembrando que todas essas dicas são para amenizar a dor até chegar a hora da sua consulta com o dentista. 

Desejamos uma ótima leitura.

 

Técnicas caseiras

 

As técnicas caseiras para aliviar a dor de dente insuportável trazem um conforto temporário, mas resolvem esse problema.

Confira nossas 5 dicas fáceis para te ensinar como aliviar a dor de dente e minimizar de uma vez por todas esse incômodo. 

 

 

  • Compressas frias 

 

Segurar uma compressa fria na parte de fora de sua bochecha pode ajudar no alívio. 

Se sua dor de dente vier junto com inchaço, é recomendado utilizar esse processo, pois o frio ajuda na hora de amortecer a dor, reduz o inchaço e a inflamação.

 

 

  • Enxágue com água e sal 

 

Enxaguar a boca com água e sal vai te ajudar a resolver a dor. 

Misture os dois ingredientes em um copo. O essencial é fazer esse líquido encostar no dente dolorido. 

A  água na temperatura morna é calmante e ajuda a aliviar a dor. Já o sal ajuda a reduzir o inchaço no tecido da gengiva. Após a mistura, faça um bochecho de hora em hora por 30 segundos e cuspa o líquido.

É importante lembrar que esses efeitos são temporários.

 

 

  • Cravo

 

Décadas atrás, o cravo era usado pelos médicos para tratar a dor de dente, pois ele contém eugenol, um agente entorpecente, e é anti-séptico, ou seja, ajuda a matar os germes causadores de infecção.

Coloque 2 ou 3 cravos na região do dente dolorido e, conforme os cravos começam a amolecer, mastigue levemente para liberar o eugenol na boca e amenizar a dor e infecção do dente.

 

 

  • Própolis e macela 

 

Outra opção que vai te mostrar como aliviar a dor de dente com técnicas caseiras é o chá de própolis com macela – basta fazer bochechos com essa bebida que o incômodo vai diminuir. 

 

Para fazer o chá, é só ferver duas folhas de macela e acrescentar 30 gotas de própolis. Beber o chá em temperatura morna vai ajudar a aliviar a dor de dente por algum tempo.

O própolis, assim como o cravo, possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas. Já a macela é uma planta medicinal que contém diversos benefícios. 

 

 

  • Alho 

 

Para acabar de vez com a dor de dente, usar o alho pode ser uma das opções. O recomendado é usar o pó de alho com sal e aplicá-lo no dente até a dor diminuir e acabar de vez com esse incômodo.

Ainda utilizando o alho para te ensinar como aliviar a dor de dente, outra opção é colocar o alho em cima do dente dolorido e mastigar. 

Após alguns segundos, a dor vai diminuir e, caso haja alguma infecção, o alho tem propriedades que podem prevenir algo mais grave. 

O gosto na boca não é dos melhores, porém o resultado é satisfatório. Caso o odor do alho permaneça na boca, você pode usar o enxaguante bucal para trazer um frescor e ajudar no sabor.

 

  • Escova de Dente

Na hora de escovar os dentes, é indispensável o uso correto da escova e pasta dental. Exagerar na pasta dental pode prejudicar o esmalte dos dentes e escovar com muita força pode inflamar a gengiva.

É recomendado utilizar o fio dental antes de começar a escovação, pois ele alcança lugares que as cerdas das escovas não alcançam.

Muitas vezes, o incômodo na hora de escovar os dentes pode ser causado pela escova dental. Em muitos casos, vale a pena investir na troca da escova, procurando sempre uma escova macia e com cerdas leves.

Na hora de colocar a pasta dental na escova, a quantidade certa é do tamanho de um feijão.

 

  • Cuidados diários 

Nada melhor do que manter os cuidados diários, que podem prevenir as dores de dente.

É essencial você escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, 30 minutos após o café da manhã, almoço e janta.  

Se possível, utilize o fio dental antes das escovações e com muito cuidado para não machucar a gengiva. 

Fazer gargarejos com enxaguante bucal após a escovação vai ajudar a eliminar as bactérias e o mau odor da boca.

 

  • Procure um especialista 

Essas foram algumas dicas para você saber como aliviar a dor de dente com técnicas caseiras, lembrando que elas são para trazer um conforto imediato e diminuir o incômodo.

Procurar um especialista sempre é a melhor solução, pois só ele saberá de fato como tratar essa dor e resolver corretamente o problema que está causando esse desconforto na sua boca.

Lembre-se de procurar um especialista e encontrar a clínica mais próxima a você.