Um dos problemas bucais mais frequentes e percebido principalmente na hora da escovação é a gengiva sangrando. Além de ser um incômodo, pode significar que a saúde das gengivas não anda bem. Por isso, esse artigo vai te mostrar quais são os principais motivos causadores do sangramento gengival e sugerir alguns tratamentos para resolver a situação. Fique conosco até o final!
Gengiva sangrando: principais causas
A principal causa do sangramento das gengivas, na maioria da vezes, é o grande acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Apesar de serem problemas extremamente comuns, a placa bacteriana, assim como o tártaro, se não forem removidos na limpeza dentária com o dentista, podem causar uma inflamação nas gengivas.
A gengiva sangrando é conhecida como gengivite. Além do incômodo sangramento, as gengivas podem ficar inchadas e com o aspecto mais avermelhado do que o normal. Elas ainda podem apresentar dor na hora da mastigação ou ao toque.
Outra causa da gengivite é uma higiene bucal ineficiente, ou seja, escovar os dentes da forma errada ou com a frequência não indicada, não usar o fio dental e enxaguantes bucais, também contribui para o surgimento dela. A falta de uma limpeza dentária periódica com o dentista, também agrava o problema.
Outras causas de gengivite menos comuns
Apesar de serem mais raras, existem outras possíveis causas da gengiva sangrando. Conheça quais são:
- Hemorragia sem controle;
- Escovação com força excessiva. Além de causar retração gengival, pode causar sangramentos;
- Alterações hormonais, especialmente na gravidez;
- Próteses dentárias mal ajustadas ou apertadas demais na boca;
- Uso errado do fio dental. Você não deve colocar força demais ao passar o fio dental entre os dentes, pois pode machucar as suas gengivas;
- Um ou mais elementos dentários infeccionados;
- Leucemia grave;
- Uso constante de medicamentos afinadores do sangue;
- Deficiência de vitamina K no organismo.
A gengivite pode evoluir para periodontite
Se você está com a gengiva sangrando, sabia que esse problema pode evoluir para um quadro mais grave? Se você é daqueles que não costuma fazer uma boa higiene bucal diária e só vai ao dentista quando um ou mais dentes estão doendo, a sua gengivite pode evoluir para a periodontite.
Com o tempo, a placa bacteriana acaba aumentando e invadindo os tecidos de suporte dentário, conhecido como periodonto. A periodontite nada mais é do que uma inflamação desse tecido. O tratamento pode ser bem mais oneroso e demorado, dependendo da situação.
Gengiva sangrando: opções de tratamento
As alternativas de tratamento para a gengiva sangrando são relativamente simples. Vale lembrar que somente o dentista é quem pode indicar o melhor tratamento, depois de fazer uma completa avaliação clínica. As opções de tratamento mais comuns são:
- Fazer uma boa limpeza dentária a cada 6 meses no consultório do seu dentista. Esse simples procedimento vai impedir que você seja contemplado com um desagradável sangramento gengival.
- Escovar os dentes corretamente 3 vezes ao dia, ou seja, depois do café da manhã, do almoço e antes de dormir. Alguns tutoriais na internet ensinam como escovar os dentes da forma correta;
- Usar sempre o fio dental após as principais refeições. O grande problema é que muita gente negligencia o seu uso e, com o tempo, acabam ficando com a gengiva sangrando;
- Fazer o uso de um bom enxaguante bucal após a última escovação do dia. Esse produto elimina as bactérias causadoras do mau hálito e evita o acúmulo excessivo de placa bacteriana, que é a causadora da gengivite.
- Trocar regularmente a sua escova de dentes. O recomendado pelos dentistas é que a troca seja feita, em média, a cada 3 meses. Prefira escovas com cerdas macias e cabo emborrachado, para facilitar a escovação.
- Não palitar os dentes após as refeições. Esse é um péssimo hábito que muitas pessoas ainda têm. O palito, em contato com a gengiva, pode machucá-la e causar sangramentos.
Uso de medicamentos para gengiva sangrando
Se você faz uma boa higiene bucal, não deixa de fazer a limpeza dentária com o seu dentista regularmente e, mesmo assim, está com a gengiva sangrando, uma consulta com um médico ou cirurgião-dentista deve ser feita. Nesse caso, é preciso fazer uma avaliação minuciosa do seu quadro clínico
Pode ser que seja necessário fazer uma intervenção com medicamentos. Mas é somente um especialista é quem pode determinar qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e o tempo de tratamento. Jamais se automedique e siga à risca as orientações do seu médico.
Conclusão
Você percebeu que as causas e os tratamentos para a gengiva sangrando são relativamente simples e fáceis. Agora é só seguir as nossas dicas para manter seus dentes e gengivas sempre saudáveis. Afinal, ninguém está disposto a enfrentar os incômodos problemas bucais, certo?