A importância de realizar a limpeza dos dentes a cada 6 meses

Não restam dúvidas de que um belo sorriso chama muito a atenção e deixa a autoestima nas alturas. Mas para manter os dentes sempre saudáveis, é preciso fazer uma limpeza dos dentes no consultório do dentista a cada 6 meses. Conheça a importância desse procedimento e tenha o sorriso de cinema que sempre sonhou.

A limpeza dentária remove o tártaro e a placa bacteriana

Mesmo que você escove seus dentes 3 vezes ao dia, faça uso do fio dental após as refeições e use um bom enxaguante bucal, o acúmulo de tártaro e placa bacteriana, com o passar do tempo, são inevitáveis. A grande questão é que, somente com a limpeza dentária é possível eliminar por completo esse problema.

Por isso, pelo menos 2 vezes ao ano, toda  pessoa precisa ser submetida a esse procedimento, considerado simples e indolor. Somente a escovação, por mais que seja feita da forma correta, não consegue remover a placa bacteriana e o tártaro.

A limpeza dentária evita doenças periodontais

Doenças periodontais são aquelas que afetam a sua gengiva. As mais comuns são a gengivite, periodontite, sangramento gengival, dentre outras. Por isso, uma boa limpeza dentária vai evitar que esse tipo de problema apareça em sua boca, mantendo-a saudável por mais tempo.

O problema é que se uma gengivite não for tratada logo, ela pode ser agravar e causar danos maiores à toda estrutura da boca. E o tratamento, dependendo da gravidade do problema, pode ser bem caro se comparado a uma profilaxia bucal. Pense nisso!

Evita tratamento de canal e outros problemas bucais

Outro benefício de se fazer uma boa limpeza dentária no consultório do dentista a cada 6 meses, é que você vai passar bem longe dos incômodos e onerosos tratamentos de canal. A limpeza ajuda a manter seus dentes e gengivas sempre saudáveis.

Outro problema que a limpeza dentária também pode evitar são as temidas cáries. Muitas vezes, elas aparecem em um ou mais elementos dentários e, se não for detectada e tratada em tempo hábil, pode afetar a raiz do dente, obrigando o paciente a fazer um tratamento de canal.

A limpeza dentária evita a perda dos dentes

Outra importância de uma boa limpeza dentária a cada 6 meses, é que ela também evita a perda de dentes por causa do avanço das cáries que não foram devidamente tratadas ou de outras doenças bucais. E se uma intervenção do dentista não for feita o mais depressa possível, o risco de perder os dentes é alto.

Vale lembrar que a prevenção sempre sai muito mais em conta do que qualquer outro tipo de tratamento. Por isso, que tal investir em uma boa limpeza dentária semestral no consultório do seu dentista? Depois, é só sorrir para a vida!

Como é feita a limpeza dental?

Se você sempre teve a curiosidade de saber como é feita uma limpeza dentária, vamos esclarecer essa dúvida agora:

Na verdade, trata-se de um procedimento bastante simples que pode levar, no máximo, 1 hora, dependendo da quantidade de placa ou tártaro a serem removidos.

Tudo começa com uma criteriosa avaliação clínica do profissional. Depois de detectar os pontos mais críticos, o dentista começa a limpeza dos dentes, removendo toda a placa bacteriana e o tártaro com as ferramentas adequadas.

Depois que a limpeza dentária for concluída, o dentista aplica uma camada de flúor em todos os dentes de ambas as arcadas. Recomenda-se não beber e não comer nada logo após a limpeza dos dentes, para que o flúor tenha o efeito desejado.

Dicas extras para ficar longe dos problemas bucais

• Escove os dentes corretamente 3 vezes ao dia, ou seja, depois do café da manhã, do almoço e antes de dormir. Alguns tutoriais na internet ensinam, de maneira prática, como escovar os dentes da forma correta;
  • Use o fio dental após as principais refeições. Nem sempre a escovação remove os restos de alimentos que ficam entre os dentes, o que torna necessário o uso do fio dental;
  • Não esqueça de usar um bom enxaguante bucal após a última escovação do dia. Esse produto elimina as bactérias causadoras do mau hálito e evita o acúmulo excessivo de placa bacteriana;
  • Troque regularmente a sua escova de dentes. O recomendado pelos dentistas é que a troca seja feita, em média, a cada 3 meses.
  • Faça uma boa limpeza dentária a cada 6 meses no consultório do dentista, que vai fazer uma avaliação geral em todos os dentes e gengivas.

Conclusão
Agora que você sabe como funciona uma limpeza dentária e conhece toda a sua importância, que tal marcar uma consulta com um dos nossos dentistas para uma avaliação da sua saúde bucal? Pode acreditar, ter dentes brancos e saudáveis não tem preço. Sua autoe