Qual a diferença entre facetas e lente de contato dental?

Um sorriso com dentes brancos, alinhados e saudáveis abre diversas portas, inclusive profissionais. Uma dúvida bastante recorrente de milhares de pessoas que buscam tratamento dental estético, é sobre a diferença entre facetas e lentes de contato. Se você se identificou com essa questão, leia todo esse post e fique por dentro do assunto.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana, como são popularmente conhecidas, são uma espécie de capinhas confeccionadas em cerâmica odontológica. Na maioria das vezes, essas peças têm sete milímetros de espessura, ou seja, 0,7 cm.

Elas são cimentadas na parte da frente dos dentes incisivos centrais e têm como principal objetivo melhorar a aparência do sorriso, deixando-o mais chamativo. A principal diferença entre facetas e lentes de contato é que as facetas demandam que o dentista faça pequenos desgastes nos dentes para que as devidas correções estéticas sejam realizadas.

Além disso, o tratamento com facetas de porcelana também serve para o clareamento de dentes manchados e com a aparência escurecida. Isso acontece, na maioria das vezes, ao consumo excessivo de alimentos de cor escura como café, suco ou refrigerante de uva, beterraba, dentre outros.

Lentes de contato dental 

Outra diferença entre facetas e lentes de contato, é que as lentes requerem uma maneira diferente na hora da colocação. Por serem capas ultra finas também confeccionadas em cerâmica, elas têm espessura que variam entre 0,2 a 0,4 mm. Ou seja, são bem mais finas se comparadas com as facetas e praticamente transparentes. 

Mais uma diferença entre facetas e lentes de contato, é que o  procedimento com as lentes é minimamente invasivo, exigindo um pequeno desgaste dos elementos dentários. Em alguns casos, nenhum desgaste dos dentes é necessário.

O principal objetivo das lentes de contato dental é promover o branqueamento dos dentes ou a correção da parte estética. Mas tanto as facetas quanto as lentes vão deixar o seu sorriso de cinema. 

Diferença entre facetas e lentes de contato: qual é o tratamento mais indicado?

Agora que você já sabe a diferença entre facetas e lente de contato, chegou a hora de saber qual o tratamento mais indicado. Tudo vai depender das necessidades individuais de cada paciente. Se o seu objetivo for as correções dentárias, as lentes de contato são as mais recomendadas. 

Por exemplo, fechamento de diastemas dentários (espaço extra entre um ou mais dentes), aumento do tamanho dos dentes, bem com sua largura e arredondamento de ângulos, são procedimentos indicados para as lentes de contato. 

Já as facetas de porcelana são indicadas para pacientes que desejam clarear ou alinhar os dentes. Por isso, se você não está satisfeito com a cor do seu sorriso e quer que seus dentes fiquem mais alinhados na gengiva, o tratamento com facetas é o mais indicado. De qualquer forma, uma avaliação com o seu dentista é fundamental. 

Principais benefícios das facetas e lentes de contato 

Não basta somente conhecer a diferença entre facetas e lente de contato. É preciso estar a par dos benefícios de cada tratamento, que são bastante idênticos. São eles: 

  • O tratamento é bastante rápido, ou seja, três a quatro consultas já são suficientes para alcançar os objetivos estéticos;
  • Baixa manutenção. Isso se deve ao fato das facetas de porcelana não provocarem alteração na cor dos dentes;
  • Se ambos os procedimentos forem bem executados, os resultados podem durar cerca de 15 anos ou até mais, dependendo dos cuidados bucais do paciente; 
  • Dentes brilhantes e bem alinhados;
  • Sua autoestima nas alturas. 

Diferença entre facetas e lentes de contato: principais cuidados

Agora que você conheceu um pouco mais a diferença entre facetas e lente de contato, precisa ter alguns cuidados com o seu novo sorriso após o tratamento. Saiba quais são eles: 

  • Evitar mastigar alimentos muito duros, pois o risco de quebra das peças colocadas nos dentes é alto; 
  • Não roer unhas, pois além de ser um hábito pouco saudável, pode danificar as facetas ou as lentes de contato; 
  • Jamais usar os dentes para abrir embalagens de alimentos; 
  • Escovar os dentes com calma 3 vezes ao dia; 
  • Usar o fio dental após as principais refeições; 
  • Não esquecer do uso do enxaguante bucal após a última escovação do dia;
  • Trocar regularmente a sua escova de dentes;
  • Fazer visitas periódicas ao dentista para uma boa limpeza

e avaliação geral. 

Conclusão
Está vendo que a diferença entre facetas e lente de contato é mínima e que os dois procedimentos são bastante parecidos? Por isso, antes de se decidir sobre qual será o seu tratamento, agendar uma consulta com um dentista é sempre uma boa opção. Depois de uma completa avaliação do seu caso, este profissional vai indicar o melhor tratamento para v

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *