De quanto em quanto tempo é recomendado ir ao dentista?

Consultas regulares ao dentista são fundamentais para garantir a saúde bucal e um sorriso bonito. Mas de quanto em quanto tempo é recomendado realizar essa visita? Continue lendo este artigo e confira!

Qual a frequência ideal de consultas ao dentista?

Não existe uma regularidade que se aplique de forma invariável a todas as pessoas, já que cada paciente deve seguir uma frequência específica de acordo com o seu caso. No entanto, de maneira geral, as organizações de saúde recomendam que as pessoas visitem o consultório do dentista de seis em seis meses para manter os exames orais em dia.

Para as crianças, o mais indicado é realizar uma consulta a cada quatro meses após o nascimento do primeiro dente de leite. Isso porque elas costumam ter mais propensão ao consumo de doces e, consequentemente, maior risco de cáries.

Pacientes com problemas periodontais crônicos ou que têm o hábito de fumar ou de consumir bebidas alcoólicas, por exemplo, também precisam de um acompanhamento maior, com consultas a cada três ou quatro meses. Já aqueles que usam aparelho ortodôntico devem visitar o dentista mensalmente para realização de manutenções e acompanhamento do tratamento.

Independentemente da sua situação, a melhor forma de saber a periodicidade ideal para as consultas é seguindo as orientações do seu dentista.

Como são essas consultas?

Em grande parte das visitas regulares ao dentista é realizado um exame completo da situação bucal do paciente. A inspeção conta com avaliação dos dentes, da gengiva e da mucosa da boca, na procura por qualquer sinal de doenças ou outros problemas que precisem de tratamento.

Além disso, quase sempre também é feita uma limpeza completa dos dentes. Com as ferramentas adequadas, o dentista remove a placa e o tártaro, que podem causar doenças gengivais, mau hálito e cárie.

Por fim, o profissional ainda passa orientações sobre cuidados bucais. Dependendo da avaliação, é possível que ele solicite um exame de raio-x para verificar a situação das raízes do dente e dos ossos da boca.

A importância da visita regular ao dentista

Sabemos a importância do check-up regular no médico para estar em dia com a saúde e, no caso dental, a situação é a mesma.

Além de realizar uma limpeza profunda nos dentes, a consulta regular ainda permite que o dentista avalie se os cuidados do paciente com a saúde bucal estão sendo suficientes ou se é necessário adotar novas práticas de higiene ou até de alimentação para evitar problemas futuros.

Mas o principal benefício das consultas periódicas ao dentista está na prevenção. Existem muitas enfermidades dentais que só começam a apresentar sintomas quando já estão bastante evoluídas e mais difíceis de serem revertidas, podendo causar até a perda dos dentes.

Com os cuidados profissionais, no entanto, é possível evitar o aparecimento de cáries e de diversas outras doenças mais graves, como o câncer de boca, por exemplo.

Agora que você já sabe a importância de visitar o dentista no mínimo de seis em seis meses, que tal aproveitar para realizar uma consulta? Aqui na Clínica Odonto Minas oferecemos atendimento de todas as especialidades! Entre em contato agora mesmo no nosso WhatsApp e saiba mais sobre nossos serviços.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *