Existem indicações para aplicação de dentaduras parafusadas?

Uma das primeiras coisas que as pessoas notam umas nas outras é o sorriso. E a falta de um dente ou uma dentadura que fica solta na boca, correndo o risco de cair, é um pesadelo para todas as pessoas. O sorriso bonito mexe com o bem-estar e com a autoestima das pessoas. Por isso, uma das soluções encontradas por dentistas, graças ao desenvolvimento de novas técnicas odontológicas, são as dentaduras parafusadas.

O artigo de hoje vai explicar como funcionam e se elas são indicadas para todas as pessoas.

Mais higiene e segurança

As próteses removíveis são bastante utilizadas por idosos, geralmente desde muito tempo atrás, pois quando precisaram recuperar seus dentes não havia outra possibilidade. Para isso, eles abriram mão de um sorriso mais bonito, do paladar e de dificuldades de higiene, além da insegurança de passar por constrangimento frente a outras pessoas, em caso de perda de dentadura, visto que ela é móvel, possui pouca fixação na boca.

A dentadura parafusada é um produto indicado a eles, pois se utiliza de pinos dentro dos ossos, onde posteriormente o cirurgião dentista vai fixar a dentadura. Com isso, ela ocupa menos espaço na boca e facilita a higiene, que deve ser feita com escova de dente macia, além do passa fio para uma limpeza profunda, que não deixe restos de alimentos que podem causar infecções.

As principais melhorias que a dentadura parafusada traz são:

• Melhora estética

• Recompõe a forma dos lábios e da face

• Melhora mastigação e paladar

• Melhora a dicção

• Diminui as chances de feridas na gengiva

• Dá mais estabilidade

• Aumenta a força da mastigação e trituração dos alimentos

Indicações e cuidados especiais com a dentadura parafusada

Do início do procedimento até a sua finalização passam-se até oito meses. Isso se dá pelo tempo que o osso leva para a cicatrização completa do implante onde a dentadura em si será colocada. A cicatrização é um fator determinante para o sucesso da dentadura parafusada, por isso alguns pacientes não são indicados para o procedimento.

Nas primeiras consultas ao dentista, o paciente terá que responder um questionário e fazer exame de imagem, para verificar se está apto. Além disso, pessoas com diabetes precisam estar com a doença sob controle antes, durante e depois do procedimento, pois só assim é possível alcançar o resultado necessário. A diabetes pode acarretar doenças gengivais que causam a perda dos implantes, por isso é necessário ter cuidado.

O consumo do tabaco também prejudica a cicatrização e a integração dos ossos, de forma que fumantes precisam passar por um período sem fumar antes da colocação do implante e, em alguns casos, precisam parar totalmente. Pessoas com osteoporose também possuem contraindicação para a colocação de dentaduras parafusadas. Além desses casos, é importante que o paciente que use medicamento controlado e frequente saiba dos efeitos colaterais, pois alguns proíbem procedimentos na boca.

A Odonto Minas possui clínicas em diversas cidades, sempre com o melhor atendimento! Para saber mais sobre este serviço e como podemos lhe ajudar, entre em contato agora mesmo pelo Whatsapp.