Como é o procedimento da aplicação de lentes de contato dentária?

Um sorriso bonito e bem cuidado abre as portas para o sucesso. Por isso que cada vez mais pessoas buscam procedimentos estéticos para melhorar a aparência e a autoestima. Um desses procedimentos é a aplicação de lentes de contato dentárias.

O procedimento é feito para melhorar a aparência dos dentes. Muitas pessoas sofrem com problemas na cor e no formato. Por conta disso, muitos – principalmente celebridades – buscam o procedimento de colocação de lentes de contato dentais.

Ele consiste na aplicação de finas peças de porcelana, uma a uma, por cima dos dentes naturais. Estas lentes são capazes de corrigir o formato, a cor e o tamanho do dente, fazendo com que o sorriso se torne mais harmonioso.

Vamos explicar o passo a passo do procedimento de aplicação das lentes de contato dentárias a seguir. Continue lendo para saber mais.

Exames clínicos:

Durante a primeira consulta, o dentista irá verificar qual a técnica mais adequada para fazer as correções nos dentes do paciente. O médico também irá examinar as gengivas, verificando se há inchaço e realizando procedimentos para que elas se tornem próprias para a colocação das lentes.

Tudo é feito numa média de 30 dias, caso haja necessidade de tratamento de gengivites. Para aqueles pacientes que estão apenas com a necessidade de clareamento dos dentes, o procedimento pode durar de 10 a 14 dias. No entanto, alguns dentistas fazem o serviço de planejamento e confecção das lentes de forma mais otimizada. Sendo assim, o procedimento pode levar entre 7 e 10 dias, sem o risco de diminuição na qualidade do resultado.

Clareamento e Aprovação:

O clareamento é feito com os dentes em perfeitas condições, ou seja, sem tártaro ou manchas que atrapalhem a atuação do agente clareador. Durante esta consulta, o dentista apresenta ao paciente o planejamento do tratamento.

Ele identifica qual a melhor técnica para a realização da correção dos dentes (fragmentos, facetas ou lentes), realizando a avaliação sobre os estresses mecânicos, a intensidade da mudança na cor e da forma dos dentes.

Preparos e seleção de cor

Durante esta consulta, a cor adequada para a sua lente dentária é escolhida. Depois, o dentista irá começar a preparar os moldes para o procedimento.

Se a técnica escolhida for a cobertura com porcelana, o médico prepara a superfície de esmalte dos dentes, desgastando-as. Caso a técnica seja a cobertura com lentes, o desgaste não se faz necessário.

As lentes de contato são diferentes das facetas. Elas não necessitam de lentes provisórias. Mas o dentista pode utilizar os mockups, que são simulações com resinas na forma final escolhida para o tratamento aplicadas em cima dos dentes. Desta forma, é possível visualizar previamente o resultado final do tratamento antes dele ser efetivado. Em se tratando das facetas, os provisórios são os mockups cimentados sobre os dentes.

Cimentação efetiva

Nesta consulta, as lâminas em porcelana são testadas sobre os dentes. Depois, o dentista faz uma análise para verificar se tudo está correto antes de cimentar. Isto é muito importante, pois a experiência do médico e a disponibilidade do equipamento laboratorial para corrigir detalhes nas lentes fazem com que ocorra demora no tratamento, com a ida e vinda das lentes aos laboratórios.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre esse serviço ou sobre esse assunto? Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp. Unidade Piracicaba: (19) 98444-0867; Unidade Mauá: (11) 98742-9911; Unidade Mauá 2: (11) 94882-9898; Unidade Cidade Nova: (94) 98144-0038; Unidade Rio Verde: (94) 98144-0091; Unidade Bairro da Paz: (94) 98144-0022; Unidade Marabá: (94) 98113-4850; e Unidade Sumaré: (19) 99338-0078.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *