Você sabia que a genética contribui para doenças bucais?

voce-sabia-que-a-genetica-contribui-para-doencas-bucais-

Todos estão sujeitos a doenças bucais ao longo da vida, o que poucos sabem é que a genética contribui para o surgimento de alguns problemas. Os filhos podem apresentar as mesmas condições do que os pais, tornando os cuidados bucais ainda mais imprescindíveis.

A genética influencia até mesmo no aparecimento de cáries, que está entre as doenças bucais mais comuns, sobretudo em crianças. Ao contrário do senso comum, a genética não influencia somente em situações mais graves, mas em diversos casos aumentando a predisposição a alguns problemas.

Quais doenças bucais surgem pela genética?

Além das cáries, podemos citar as doenças periodontais (problemas nas gengivas), fenda palatina (lábio leporino), câncer bucal, deficiência no desenvolvimento do esmalte dentário (amelogênese imperfeita) e osso maxilar (hipoplasia maxilar).

Todas as doenças bucais citadas são tratáveis (algumas ainda na infância), com diferentes níveis de dificuldade. A predisposição genética influência nos cuidados com a profilaxia dentária. Isso significa que será necessário estar atento à higiene bucal da criança desde antes do surgimento da primeira dentição.

O desalinhamento dentário também pode ser influenciado pela genética o que não exclui, no entanto, a propensão causada pelo uso de chupeta e mamadeira. O mesmo vale para as outras doenças bucais citadas. O fator genético não exclui os cuidados deficientes da saúde bucal.

Como prevenir as doenças bucais causadas pela genética?

Além dos cuidados diários com a saúde bucal, é necessário ir ao dentista de seis em seis meses para uma avaliação completa e limpeza profissional. Isso irá prevenir até mesmo as doenças mais graves como o câncer bucal.

Fora isso, é necessário que as primeiras visitas ao dentista ocorram antes mesmo da primeira dentição. O lábio leporino deve ser tratado na primeiríssima infância de forma a promover uma melhor qualidade de vida à criança.

Dores ou perdas dentárias devem ser corrigidas assim que identificadas. Para isso é importante contar com um profissional de confiança. Os cuidados bucais vão além da estética, uma vez que a dentição influência na forma como nos alimentamos.

Faça uma avaliação na Odonto Minas Você sabia que a genética contribui para doenças bucais?

A conveniência é um fator importante para quem busca atendimento emergencial de doenças bucais. Pensando nisso, a OdontoMinas, grupo de clínicas odontológicas reuniu as principais especialidades em um só local, de modo a simplificar o atendimento.

Fora isso, isentou o paciente do agendamento prévio da consulta, permitindo o atendimento por ordem de chegada. O início do tratamento é imediato e não há data estipulada para o retorno. Se necessário, o paciente pode recorrer à clínica todos os dias até o fim de seu tratamento, promovendo maior segurança nos profissionais e resultados.

Gostou do artigo? Saiba mais sobre o assunto através do WhatsApp de nossas unidades. Nossa equipe aguarda o seu contato.