4 hábitos que ajudam a evitar o tártaro.

O tártaro é um dos grandes inimigos de um sorriso bonito e saudável. Isso porque ele consiste no acúmulo de placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes e instala-se também abaixo da gengiva.

Por ser uma placa bastante dura, é também conhecida como cálculo dental e uma vez instalada nos dentes, não poderá ser removida com escovação, apenas com uma limpeza conduzida por um dentista.

Os principais problemas associados ao tártaro são inflamações gengivais, mau hálito e maior possibilidade de aparecimento de manchas e cáries.

Entenda como evitar o tártaro adotando quatro hábitos simples.

1. Escove bem os dentes

Isso não significa escovar com força, mas sim prestar atenção para escovar todos os dentes, tanto na parte interna quanto externa, fazendo movimentos circulares.

O ideal é que a escovação seja feita após cada refeição, mas caso isso não seja possível, é recomendado que ela aconteça pelo menos duas vezes ao dia.

2. Fio dental é essencial

Nem todos sabem que o fio dental deve ser usado diariamente a acabam negligenciando esse que é um dos mais importantes hábitos para uma boa higiene bucal. Como mencionado acima, o tártaro pode se esconder atrás da gengiva e só o fio dental conseguirá alcançar esse espaço, evitando o acúmulo de placa bacteriana. Por isso, utilize o fio dental diariamente.

3. Utilize enxaguante bucal após a escovação

Além de deixar uma sensação refrescante na boca e melhorar o hálito, o enxaguante bucal também age como aliado na proteção contra bactérias e micro-organismos que podem ameaçar a saúde de seus dentes e gengiva. É ele que irá finalizar o processo de higienização de sua boca, por isso, deve ser usado pelo menos uma vez ao dia.

4. Cuide de sua alimentação

Não é novidade que o açúcar é um inimigo dos dentes saudáveis. Por isso, evite o consumo excessivo de alimentos com muito açúcar e atente-se também para alimentos ricos em carboidratos, pois eles também se transformam em açúcares que irão tornar-se fonte de alimentos para as bactérias formadoras do tártaro.

É importante saber

É possível identificar o tártaro procurando por uma camada mais amarelada nos dentes, geralmente começando a partir das gengivas. Nesse caso, é necessário procurar um dentista para fazer a remoção correta desse cálculo dental.

Quando não tratado, o tártaro pode se tornar um grande problema, pois as bactérias que o formam podem causar inflamações nas gengivas e, em casos mais avançados, atingir a corrente sanguínea e causar o entupimento de artérias, além de doença periodontal, que tem como consequência a perda dos dentes.

Visite regularmente um dentista

Consultar um dentista regularmente é essencial para manter em dia a sua saúde bucal. Por isso, as Clínicas OdontoMinas prezam por oferecer o melhor atendimento em todas as especialidades odontológicas, com a possibilidade de retornos diários até o fim de seu tratamento. Tudo para garantir um serviço de qualidade e excelência.

Entre em contato pelo WhatsApp para tirar dúvidas ou saber mais sobre nossos serviços.