Quais são as diferenças entre aparelho estético e invisível?

Os aparelhos ortodônticos são uma das formas de tratamento para diversos problemas dentários. Ocorre que apesar de necessários, nem sempre favorecem a aparência do paciente, deixando-o, muitas vezes com problemas de autoestima.

Por conta disso, tanto os cirurgiões dentistas como os pacientes estão buscando opções que aliem o tratamento com o quesito estético.

Entre estas novas opções do mercado está o aparelho “invisível”. Porém, destaca-se que o aparelho invisível não é a mesma coisa que aparelho estético. Ambos são usados para tratamentos dentários, e em alguns casos é possível que o paciente escolha qual dos dois deseja usar.

Quer saber mais sobre as diferenças entre aparelho estético e o invisível? Continue lendo este post.

O que é aparelho estético?

O aparelho estético consiste em um substituto do aparelho fixo metálico convencional, sendo apenas mais discreto que este.

É indicado para os mesmos tratamentos do aparelho metálico, porém a diferença é que seus braquetes são feitos de materiais como safira, policarbonato e porcelana.

Com isso, as pessoas têm que prestar muita atenção para perceber o aparelho, vez que por ser de cor parecida com a dos dentes naturais ele fica camuflado.

O que é aparelho invisível?

Já o aparelho invisível tem o formato similar a placa de bruxismo (aquela utilizada para tratar pacientes que têm problema de ranger os dentes enquanto dorme).

O aparelho invisível é fabricado em uma pequena película transparente e pode ser removida pelo paciente a qualquer momento. Além disso, são feitos sob medida, de acordo com arcada dentária do paciente, e se encaixam perfeitamente na boca.

É indicada apenas para tratar problemas ortodônticos discretos, sendo bastante utilizada para tratar pequenos defeitos de alinhamento dentário. Aliás, em caso de uso para alinhamento dentário, a troca do aparelho deve ser feita quinzenalmente, pois vai trabalhando de acordo com a movimentação do posicionamento dos dentes.

Vantagens e desvantagens dos aparelhos

Uma das principais vantagens do aparelho invisível e ele ser removível. Com isso é muito mais fácil realizar sua higienização, já que permite que o usuário realize a limpeza fora da boca.

Além disso, o aparelho invisível permite que o cirurgião dentista consiga ter uma melhor previsão do resultado final do tratamento, já que o processo é feito através de um software específico que realiza as simulações do movimento esperado dos dentes.

Porém, ele não é indicado para corrigir problemas ortodônticos mais graves como, por exemplo, pacientes com problemas sérios de mordida ou encaixe, ou ainda dentes muito tortos. É indicado apenas para tratamentos mais leves. Para todos os outros problemas, é melhor utilizar o aparelho estético ou o aparelho metálico tradicional.

Destaca-se que como benefício para ambos os aparelhos, é que tanto o invisível como o estético não comprometem o visual do paciente enquanto tratam o problema ortodôntico. Assim, aumentando a qualidade de vida e a autoestima do paciente. Mas, destaca-se a escolha entre um ou outro deve ser feita acompanhada do cirurgião dentista, pois apenas ele pode informar qual é a melhor opção para o seu caso e o tratamento que será seguido.

Quer saber mais sobre esse assunto ou fazer uma avaliação para o seu caso? Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *