Quais são as causas de inchaço na bochecha?

É essencial prestar atenção aos sinais do nosso corpo. O organismo tem vários jeitos de nos dizer que algo não está indo bem, e o inchaço é um deles. Quando a bochecha está inchada, pode ser um sinal de vários tipos de problemas, tanto da parte bucal quanto de outros sistemas.

Leia o artigo a seguir para entender melhor sobre esse sintoma.

Inchaço na bochecha: causas extra-bucais

O inchaço na bochecha pode ser causado por diversos motivos. Nem sempre a causa para isso está relacionada à saúde bucal. Existem várias enfermidades de outros sistemas do organismo que podem causar inchaço na parte externa da bochecha. Vamos ver alguns exemplos:

• Caxumba

Causada por um vírus que infecciona as glândulas parótidas (responsáveis pela produção de saliva), a caxumba causa um inchaço bem proeminente na bochecha. Porém, hoje em dia os casos de caxumba são mais raros, em razão da vacina ser dada pela rede pública.

• Sinusite

A sinusite é uma reação do organismo geralmente causada por algum alérgeno. Se não tratada, pode evoluir a uma infecção dos seios paranasais e causar inchaço nos vasos adjacentes, incluindo os da bochecha.

• Reação alérgica

As bochechas também podem inchar em razão de alguma alergia, talvez ocasionada por uma mordida de bicho, por exemplo.

Inchaço na bochecha: causas relacionadas à saúde bucal

Além das causas já apresentadas, o inchaço na bochecha também pode ser ocasionado por vários problemas relacionados à saúde bucal. O sintoma pode estar relacionado aos dentes ou às gengivas. Vamos conferir as possibilidades a seguir:

• Abscesso dentário:

Provavelmente a causa mais comum para inchaço na bochecha. O abscesso é consequência de uma infecção bacteriana que atinge o dente e causa acúmulo de pus e secreção. Ele pode ocorrer em qualquer dente, e em diferentes partes dele. É uma condição que pode ser agravada por falta de higiene bucal adequada. Além do inchaço, pode trazer outros sintomas, como febre, vômitos e vermelhidão na área afetada.

• Periodontite:

A periodontite é, em suma, uma gengivite que não foi propriamente tratada. É uma condição que atinge o osso e o tecido responsáveis pela sustentação do dente. Também é seriamente agravada por uma higiene bucal inadequada. É preciso ficar atento a qualquer sangramento ou sensibilidades nas gengivas, para não permitir que a condição evolua.

• Restaurações antigas ou dentes fraturados:

Quando algum dente se quebra ou uma restauração antiga começa a dar problema por qualquer motivo, a circulação sanguínea no local fica mais ativa, uma vez que o organismo estará tentando consertar a situação. O acúmulo de sangue pode resultar em inchaço nas bochechas.

De forma geral, apenas o inchaço não é suficiente para descobrir qual a causa. É preciso estar atento a outros sintomas, como sensibilidade, vermelhidão ou sintomas sistêmicos, como febre ou náuseas.

Como tratar um inchaço na bochecha?

O melhor jeito de diminuir o inchaço e o incômodo, independente de qual seja sua causa, é aplicar gelo no edema. É preciso tomar cuidado para não queimar a área afetada, e a aplicação nunca deve ultrapassar 20 minutos seguidos.

Para um tratamento mais efetivo, porém, é necessário chegar à causa do problema e tratá-la. O ideal é sempre procurar por ajuda profissional e evitar a automedicação e ir ao dentista para que ele possa analisar.

Na clinica odontológica OdontoMinas, você terá um tratamento personalizado e com certeza terá seu inchaço na bochecha curado. Quer saber mais sobre isso? Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp.