Tudo o que você precisa saber sobre lentes de contato dental.

De uns tempos para cá, os famosos e as celebridades vêm exibindo sorrisos cada vez mais brancos e mais perfeitos. Na maioria dos casos, nada disso é à toa. É que um tratamento estético na arcada dentária está se tornando febre entre eles. É a colocação de lentes de contato dentais.

A Odontologia está em constante desenvolvimento e surgem cada vez mais novos procedimentos para atender à população. A lente de contato dental é um deles. Esta técnica tem a capacidade de proporcionar uma melhoria na cor e na forma de dentes em pouquíssimo tempo.

Lente de contato dental: o que é?

A lente de contato dental nada mais é do que uma espécie de lâmina extra fina que é colada na parte exterior dos dentes. Este material é muito fino e se assemelha bastante com as lentes de contato comuns, que se usam nos olhos. Por isso, recebeu este nome.

Existem dois tipos diferentes de lente de contato dental: a de faceta de porcelana e a de resina. Para definir qual o tipo de lente a ser utilizado, depende dos propósitos do tratamento.

O odontologista precisa avaliar também se é a técnica mais adequada e vantajosa para o paciente. Caso se opte por seguir em frente com o tratamento, o profissional define a cor e a forma perfeitas das lentes que serão utilizadas. Elas precisam combinar com os lábios, o rosto e até com a personalidade do paciente.

A pessoa que vai fazer o tratamento pode visualizar como será o resultado da colocação da lente de contato dental sem aplicá-la efetivamente. É o mock up, onde se cola uma resina bisacrílica nos dentes normais, sem fazer o desgaste.

Este procedimento pode ser realizado com aqueles pacientes que ainda não tem certeza se querem realmente passar pelo tratamento. Assim, eles podem visualizar o resultado antes que seja realizado. O mock up tem a duração máxima de dois dias.

Como é o procedimento?

Os dentes naturais precisam ser preparados para receber as lentes de contato dentais. A sua superfície passa por mudanças através de desgaste. Depois disso, a boca passa por um scanner com uma câmera 3D e o modelo da arcada dentária é enviada ao computador.

A lente de contato dental pode ser produzida artesanalmente ou em máquinas que funcionam como impressoras 3D. Elas são feitas no tamanho e na cor definidos pelo dentista e o paciente no começo do tratamento.

No final, as lentes são colocadas através de um tipo de aderente líquido na superfície do dente. Neste momento, o dentista precisa atentar milimetricamente para o tamanho e o encaixe perfeito da lente.

Se o desgaste do dente original não chegar até a dentina, não há a necessidade do uso de anestesia para fazer o tratamento. Este tecido é responsável pela sensibilidade dos dentes. Em geral, são necessárias três sessões para completar o tratamento, levando em consideração a fase do planejamento.

Quer saber mais sobre esse serviço ou sobre outro assunto? Entre em contato conosco agora mesmo pelo nosso WhatsApp!