Recuperação da extração do siso: passo a passo do pós-operatório.

Você extraiu ou está planejando a extração do seu siso? Você não precisa ficar tão preocupado, mesmo que essa seja considerada uma cirurgia, sabia que, se você seguir as regras que iremos apresentar neste artigo, você passará por uma recuperação tranquila no pós-operatório de extração.

É difícil encontrar alguém que goste de procedimento, entretanto, por inúmeros motivos, a extração do siso é importante, principalmente em casos onde está prejudicando a formação dos outros dentes na boca.

Veja quais são os cuidados principais que devem ser tomados para ter um pós-operatório sem complicações:

Gelo, seu melhor amigo

O primeiro e segundo dia são os mais chatos de se enfrentar, pois tudo ainda será muito recente e é bem provável que você estará inchado. Dê prioridade a compressas de gelo na bochecha inchada. Faça em período de 15 minutos pelo menos 5 vezes ao dia.

Alimentos líquidos e frios

O indicado é que você não consuma nada sólido nos primeiros dias. Dê preferência a alimentos líquidos ou pastosos. A boa notícia é que o sorvete está liberadíssimo! Outros alimentos indicados são: creme de ervilha ou feijão (frio), iogurte, suco de frutas, shake de proteína etc.

É importante manter o seu corpo sempre hidratado, por isso, lembre-se de beber água diariamente. Se tiver com um pouco de dor, utilize o auxílio de um canudo para facilitar a ingestão do líquido.

Higiene bucal ativa

Lembre-se que mesmo com a boca com pontos da cirurgia, é necessário fazer a limpeza bucal. Com muito cuidado, escove sempre os dentes após as refeições e mantenha a higiene em dia para evitar cáries.

Cuide também o curativo, ele não pode conter restos dos alimentos líquidos que você ingeriu, para não criar bactérias e infeccionar os pontos. Você pode utilizar enxaguante bucal sem álcool para ajudar na limpeza, mas não dispense o uso da escovação e do fio dental.

Não consuma bebidas alcoólicas

Não misture álcool com medicação. É bem provável que o dentista irá lhe receitar remédio para dor e até mesmo antibiótico. Eles nunca podem ser combinados com o álcool no organismo.

Fumar é proibido

Imagine que você terá uma ferida na sua boca que está lutando para cicatrizar. O fumo pode causar sérias inflamações e complicações no seu pós-operatório. As substâncias do cigarro são altamente tóxicas e podem penetrar na ferida.

Tome as medicações de acordo com o instruído

Se o seu médico receitou medicações, elas precisam ser tomadas na dosagem e horários corretos para que o seu corpo consiga combater a inflamação e desenvolver um processo de cicatrização saudável e em um período seguro para o pós-operatório.

Por isso, utilize celulares para colocar lembretes para você tomar as medicações da forma correta e não ter complicações e inflamações.

Se a sua dor for muito intensa, mesmo com o uso correto das medicações, ligue imediatamente para o seu dentista para ele tomar a decisão correta na sua situação.

Você quer saber mais detalhes sobre extração do siso ou pós-operatório? Entre em contato via WhatsApp com a nossa clínica. Teremos o maior prazer em lhe atender da melhor forma. Você sabia que na nossa clínica você não precisa marcar hora? Entre em contato agora mesmo!