O que é e o que causa a disfunção de ATM?

Uma das maiores dificuldades que o ser humano pode enfrentar é se concentrar quando sente dores causadas por problemas nos dentes. Geralmente, este tipo de situação afeta bastante o cotidiano das pessoas e por isso, é importante conhecer quais são as principais causas para os tipos de dor.

Vamos falar sobre a disfunção da ATM (Articulação Temporomandibular) e o que causa este problema.

O que é a disfunção da ATM?

Primeiramente, vale conceituar rapidamente o que é a disfunção da ATM. A articulação temporomandibular é uma região que liga o maxilar inferior ao crânio, sendo a responsável pelo movimento que fazemos para abrir e fechar a boca. Quando há qualquer tipo de anormalidade, como uma inflamação na região, entre outros problemas, temos o caso de disfunção da ATM.

Desta forma, quando acontece a disfunção, as consequências são dores na região, dificuldade para conseguir movimentar a boca, além de problemas que chegam até a dores de cabeça, no ouvido e até mesmo sensações de tontura. Isso tudo por conta das disfunções na região do maxilar, já que os músculos da face ficam inflamados.

O que causa a disfunção da ATM?

Agora, vamos falar sobre as causas de acontecer a disfunção da ATM. Como já foi citado, pode ocorrer uma inflamação na região do músculo, causando anormalidades no comportamento desta articulação. Porém, existem razões para que estes problemas se manifestem.

Um dos mais comuns é o estresse. Imaginamos que este problema traz apenas questões mentais, mas o físico também é bastante afetado. Os músculos podem sofrer alterações bastante significativas e, neste caso, se inclui a articulação temporomandibular.

Outra causa bastante possível é o ranger dos dentes. Como trata-se de uma região muito sensível, qualquer movimento mais brusco ou que traga atritos pode gerar diferenças nas articulações, levando à disfunção da ATM. Apertar os dentes com força, por qualquer motivo, intencional ou involuntário, também pode causar o problema.

O encaixe dos dentes superiores e inferiores também pode ser uma causa. Por isso, é importante o acompanhamento constante dos dentistas, que poderão indicar e corrigir eventuais alterações na mordida, o que pode ajudar a evitar a disfunção.

Outras razões para a disfunção da ATM

Ainda existem motivos menos controláveis para que a disfunção da ATM se manifeste. Por exemplo, a carga genética vinda dos pais pode agir na manifestação do problema.

Além disso, impactos muito fortes, como quedas, batidas na região da face e traumas também são razões comuns para este caso, e é impossível prever em que momentos poderemos sofrer algum acidente ou queda.

Em alguns casos, a anomalia pode até sumir com o passar do tempo, sem necessidade de intervenções. Mas não vale a pena correr riscos. O mais importante é que haja um acompanhamento constante por parte dos profissionais da odontologia, que poderão tratar melhor da manutenção da saúde bucal, que pode interferir no organismo como um todo.Quer saber mais sobre esse serviço ou sobre esse assunto? Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp e visite a unidade mais próxima a você!