Como uma forma de distúrbio na região bucal, o bruxismo se manifesta a partir do ranger de dentes de forma inconsciente durante o sono. Se não tratado, ele pode desencadear dor na mandíbula, assim como a perda do esmalte do dente, enfraquecendo e tornando a região bucal mais sensível.
Ainda não sabe as causas que fazem com que o bruxismo aconteça, mas é possível diagnosticar e realizar tratamentos eficazes para a preservação da saúde da boca, de acordo com a gravidade, grau e intensidade do distúrbio.
Especulações que acusam as manifestações de bruxismo
Embora não se tenha uma causa definida para o aparecimento do bruxismo, algumas possibilidades são pontuadas como fatores geradores desse distúrbio que impacta significativamente na dentição do indivíduo. Dentre esses fatores, estão as tensões de ordem psicológica, como a ansiedade e também o estresse, por exemplo.
Há também os fatores de ordem física, que também podem vir a desencadear as crises de bruxismo durante o sono, como a má oclusão nos dentes – que é o alinhamento indevido da dentição.Outros problemas que podem vir a desencadear o bruxismo são a apneia do sono e os efeitos de remédios psicológicos – que podem ser determinantes nos processos de desencadeamento da doença.
Embora atinja crianças e adultos, nos casos infantis, o bruxismo tende a desaparecer a partir da pré-adolescência. Existem casos em que a pessoa vive uma vida inteira normalmente e somente quando adulto é que o distúrbio dar suas primeiras manifestações.
A boa notícia é que ao frequentar o consultório de um dentista regularmente, o profissional consegue realizar o tratamento da dentição do paciente sem que necessite de procedimentos invasivos.
Conheça os 5 Sintomas do Bruxismo
O bruxismo ao se manifestar apresenta sintomas perceptíveis, que podem gerar deformações nos dentes, causando dores e desconfortos na face. Os sintomas mais comuns são:
– Ranger de dentes, que consiste no apertar e esfregar dos dentes.
– Algumas deformidades nos dentes como achatamento, amolecimento ou perdas de lascas do dente devido à pressão gerada com o ranger. Esses são processos sintomáticos que promovem dores e desconforto durante a mastigação e que deve ser tratado em uma clínica odontológica.
– Fraturas e maior sensibilidade nos dentes são sintomas de um processo de ranger intenso e continuado, o que deve ser observado e tratado por dentistas qualificados.
– Dores na região bucal e nos dentes devido o atrito gerado na dentição.
– Dores de cabeça e recuo da língua.
Os sintomas quando percebidos devem ser acompanhados por um profissional especializado nesse tipo de problema, para que o dentista seja capaz de minimizar a incidência do distúrbio e, assim, o paciente tenha um tratamento adequado desde o início.
Profissionais qualificados
Os profissionais que tratam da saúde bucal possuem a experiência necessária para realizar o diagnóstico e competência para atuar com a partir dos melhores métodos a serem aplicados no tratamento.
Assim, temos os atuantes em clínicas médicas, Odontologistas, psiquiatra e fonoaudiólogos, que são profissionais especializados e capazes de identificar o melhor tratamento para os graus de bruxismo em seus pacientes.