Bichectomia: como funciona e para quem é indicado?

A Medicina e a procura por melhorias estéticas sempre andam lado a lado. Por isso, com o avanço da própria Medicina e da tecnologia, os procedimentos ficam cada vez mais sofisticados, seguros e eficientes. Para conhecer um dos procedimentos mais tranquilos e comuns, conheça o que é a Bichectomia, como ela funciona e para quem é indicado.

O que é a Bichectomia?

A Bichectomia é uma pequena cirurgia, feita para a remoção da estrutura gordurosa localizada nas bochechas dos pacientes. Ela é conhecida como a gordura de Bichat ou bola de Bichat.

O nome, emprestado do anatomista francês que a estudou, se refere a uma estrutura na face, com formato de pirâmide, e com um tamanho que varia de acordo com a idade. Quando mais novo, ela costuma ser maior, mas vai diminuindo conforme o envelhecimento.

Acredita-se que a bola de Bichat tem algumas pequenas funções de proteção para os nervos da face e para auxiliar na amamentação. Por isso, é tão grande nas crianças e pode ser removida sem problemas.

Como funciona a cirurgia?

Quando feita por si só, a cirurgia de Bichectomia é bem simples. Ela ocorre de forma intraoral, ou seja, é feita por dentro da boca, com uma pequena incisão. Esta opção é a mais recomendada por ser menos invasiva, causando menos incômodo e permitindo uma recuperação mais fácil.

Isso ocorre porque as mucosas de dentro da boca costumam ter uma cicatrização mais rápida e não deixam marcas aparentes.

Após o corte, o médico vai procurar as bolas dentro da boca do paciente e removê-las, na grande maioria dos casos, parcialmente.

O paciente, normalmente, é liberado no mesmo dia, pois é necessária apenas uma anestesia local e sedação ou uma anestesia geral, dependendo do caso. O procedimento é muito rápido, levando entre uma hora, uma hora e meia. Por isso, geralmente é feita em um ambiente clínico, sem a necessidade de uma internação hospitalar.

Em certos casos, o procedimento pode acompanhar outra cirurgia. Se o paciente tiver que passar por algum procedimento, pode fazer ambos ao mesmo tempo.

O pós-operatório também é bem tranquilo. Normalmente, é acompanhado de um pequeno inchaço na boca, que pode ser aliviado com compressas de água fria. Existe uma certa restrição alimentícia, como evitar alimentos cítricos para diminuir o desconforto, mas nada de mais.

Para quem é indicado?

A Bichectomia é uma cirurgia com um propósito estético. Por isso, seu objetivo é proporcionar um afinamento discreto do rosto para os pacientes. Além disso, o médico fará uma avaliação para determinar se o paciente tem um volume desta estrutura um pouco maior do que o normal.

Pode ser que esta cirurgia também seja indicada para os pacientes que têm o hábito de morder o interior da bochecha, seja por uma mania ou por um tamanho maior que o normal. Nesse caso, as aftas e os sangramentos podem ser comuns e bem incômodos.

Contudo, a cirurgia não é indicada para pacientes que tenham alguma doença mais delicada, como diabetes ou problemas de pressão, ou que tenham algum problema na pele.

Além disso, é tão importante a avaliação com um profissional dentista, para saber se a cirurgia terá os retornos esperados.

Quer agendar uma consulta para conhecer mais sobre a Bichectomia? Você pode enviar um WhatsApp direto para uma de nossas unidades.

1 thought on “Bichectomia: como funciona e para quem é indicado?”

Comments are closed.